Menu

Central de ajuda Bairral

Aqui você encontra as respostas para as perguntas mais frequentes sobre o Instituto Bairral.

Dúvidas frequentes

Como funciona o processo de internação?

A internação começa com o contato pela nossa central de atendimento. Após a triagem inicial, é feito o agendamento da vaga conforme o perfil clínico do paciente e a disponibilidade.

O atendimento é SUS ou particular?

Ambos. Os tratamentos do Bairral são voltados para pacientes via SUS e unidades de saúde suplementar, de acordo com o serviço e a estrutura disponíveis.

Posso visitar meu familiar?

Sim. As visitas são permitidas e seguem regras específicas de agendamento.

Como agendar uma consulta no Ambulatório Especializado?

O contato deve ser feito por telefone, WhatsApp ou e-mail. Nossa equipe irá orientar sobre a especialidade necessária, disponibilidade e formas de atendimento.

Quais tratamentos estão disponíveis?

Oferecemos atendimentos psiquiátricos e psicológicos no Ambulatório Especializado. Também realizamos avaliações especializadas, com foco em infância, adolescência, adultos e idosos.

Quem pode se hospedar no Residencial Bairral?

O serviço de moradia assistida é voltado a pacientes com quadros psiquiátricos crônicos que precisam ou desejam permanecer sob cuidado contínuo.

    A prescrição de internação é sempre realizada por um médico com base em critérios clínicos e considerando as possibilidades de cuidado fora do ambiente hospitalar, sendo indicada quando o paciente apresenta riscos significativos à sua própria vida ou à de terceiros, ou quando há considerável comprometimento da capacidade de preservação de sua integridade.

    A internação psiquiátrica tem como principal objetivo garantir a segurança e a integridade do paciente, oferecendo um ambiente terapêutico adequado para estabilização do quadro clínico e recuperação da saúde mental. Entre os propósitos estão: controlar sintomas agudos, reduzir riscos de auto ou heteroagressão, restabelecer o equilíbrio emocional e reavaliar o plano terapêutico. O tratamento é estruturado para promover a remissão de sintomas, restabelecer a funcionalidade e preparar o paciente para o retorno seguro às suas atividades cotidianas, com suporte continuado após a alta.

    Logo após a admissão, o paciente passa por uma avaliação médica completa, que inclui anamnese psiquiátrica, revisão de histórico clínico e análise de exames, quando necessário. A conduta terapêutica é definida de forma individualizada por uma equipe transdisciplinar composta por psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e outros profissionais da saúde mental. Essa equipe constrói um plano terapêutico personalizado, que pode envolver uso de medicações, psicoterapia, terapias ocupacionais e atividades estruturadas, sempre com reavaliações periódicas.

    O Instituto Bairral atende à diversas operadoras, que possuem diferentes planos de saúde com redes credenciadas constantemente atualizadas pelas operadoras. Durante todo o processo (consulta de cobertura, autorização e admissão) nossa equipe irá te orientar individualmente, pois cada convênio possui um processo diferente.

    Sim. A reserva de vaga é necessária e deve ser feita por meio do contato direto com nossa central de atendimento pelo Telefone: (19) 3863-9400 ou pelo WhatsApp: (19) 99819-0189. A reserva permite verificar a disponibilidade de leitos e garantir que o acolhimento ocorra de forma organizada e segura.

    Sim. Para internação é necessária a reserva prévia de vaga para garantir disponibilidade e organização do acolhimento.

    No caso de internações por planos de saúde, o paciente deve apresentar documento de identificação (RG e CPF ou CNH), carteirinha do convênio, guia de autorização (que em alguns convênios é gerada na hora da internação), encaminhamento ou relatório médico e, quando disponíveis, resultados de exames recentes. Esses documentos são indispensáveis para o registro e para o adequado acompanhamento clínico do paciente durante o período de internação.

     

    Para pacientes encaminhados pela rede SUS, o paciente deve apresentar documento de identificação (RG e CPF ou CNH), cartão SUS, encaminhamento ou relatório médico e, quando disponíveis, resultados de exames recentes. Esses documentos são indispensáveis para o registro e para o adequado acompanhamento clínico do paciente durante o período de internação.

    O tratamento psiquiátrico em regime de internação pode ser necessário diante de situações de risco à própria vida ou à de terceiros, agravamento de sintomas psiquiátricos, desorganização do comportamento ou falhas no tratamento realizado fora do ambiente hospitalar e seu objetivo é sempre a remissão de sintomas, segurança do paciente e estabilização do quadro agudo.

     

    Alguns exemplos dos benefícios terapêuticos da internação são:

    • Estabilizar o quadro clínico agudo do paciente, especialmente em situações de risco, como ideação suicida, agitação psicomotora grave, psicose aguda, entre outras emergências psiquiátricas.
    • Garantir a segurança do paciente e de terceiros, protegendo-o de possíveis danos decorrentes da gravidade dos sintomas, como autoagressão, heteroagressividade ou autonegligência grave.
    • Proporcionar um ambiente terapêutico estruturado, onde o paciente possa ser assistido por uma equipe transdisciplinar qualificada, com recursos adequados ao manejo clínico e psicossocial do transtorno.
    • Promover o controle sintomático por meio de intervenções medicamentosas, psicoterapêuticas e psicossociais, permitindo a recuperação da capacidade funcional e emocional do indivíduo.
    • Reavaliar e ajustar o plano terapêutico, especialmente em casos de falha ou abandono do tratamento ambulatorial.

    Planejar a continuidade do cuidado após a alta, incluindo o encaminhamento para tratamento ambulatorial, programas de reabilitação ou, quando necessário, encaminhamento para o serviço de residência terapêutica.

    Assim que o paciente chega ao Instituto Bairral — seja por meios próprios, ambulância de transporte da instituição de origem, convênio médico ou serviço contratado pelos familiares — ele é direcionado à recepção do hospital. Neste local, é feito o cadastro e fornecidas orientações gerais sobre o processo de internação.

     

    Em seguida, o paciente passa por uma triagem de enfermagem, realizada por um profissional especializado, que avalia seu estado geral, sintomas e necessidades imediatas.

     

    Depois da triagem, o paciente é avaliado por um médico psiquiatra, que analisa seus histórico médico, colhe o histórico clínico completo e define o setor de tratamento mais adequado ao seu perfil diagnóstico.

     

    A partir desse momento, o paciente é acompanhado por uma equipe transdisciplinar, com atendimento contínuo e elaboração de um projeto terapêutico individualizado focado em suas metas terapêuticas.

     

    Ao longo da internação, são realizadas reavaliações médicas, atividades terapêuticas e acompanhamentos que visam a estabilização do quadro e o preparo para a alta hospitalar.

    Ícone Instituto Bairral

    Não encontrou sua dúvida? Fale com a gente!

    Preencha o formulário ao lado e nossa equipe entrará em contato com você em breve.