V Semana de Enfermagem “Maria Amélia Torezan” | Bairral

V Semana de Enfermagem “Maria Amélia Torezan”

4 meses atrás - Notícias, Eventos internos

Origem do Dia Internacional da Enfermagem

A data foi escolhida em homenagem ao nascimento de Florence Nightingale, considerada a “mãe” da enfermagem moderna. De nacionalidade inglesa, ela nasceu em Florença, na Itália. Aos 17 anos, ainda jovem, decidiu ser enfermeira, acreditando ter um chamado de Deus para fazer enfermagem. Foi na guerra da Crimeia, da qual o Reino Unido participou entre 1853 e 1856, que o seu trabalho se tornou mais conhecido e ela foi chamada de “Dama da Lâmpada”, instrumento que usava durante a noite para ajudar melhor os feridos. Florence Nightingale fundou a primeira Escola de Enfermagem secular do mundo na Inglaterra, em 1860.

Dia da Enfermagem O Dia Internacional da Enfermagem passou a ser uma efeméride comemorativa no Brasil em 1938, quando a data foi instituída pelo então presidente Getúlio Vargas pelo Decreto n.° 2.956, de 10 de agosto de 1938. No Brasil, a data também lembra Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares. No entanto, também é comum a celebração da Semana da Enfermagem, que começa em 12 de maio (com o Dia Internacional da Enfermagem) e termina em 20 de maio (com a comemoração do Dia do Auxiliar e Técnico de Enfermagem).

Comemorações

Anualmente, no mês de maio, o Bairral comemora a Semana de Enfermagem com o grande apoio da direção do hospital e do seu Setor de Recursos Humanos.

Neste ano iniciamos com um concurso de frases. O ganhador foi o técnico de enfermagem Felipe Finotelli, autor da frase abaixo:

“Dos dias sofridos fazemos alegria, da dor buscamos ser o acolhimento, no desespero e lágrimas somos rocha, na pandemia somos a gota de ESPERANÇA, VIDA E VITÓRIA.”

Essa frase foi afixada no portão principal da instituição, num banner que homenageia a enfermagem.

No dia 10 de maio teve lugar uma live no YouTube com o tema “O cuidar em tempos de pandemia”, ministrada pela enfermeira Maria Júlia Paes da Silva, Professora Doutora e livre docente em Comunicação Interpessoal, mediada pela Beatriz Juliana Zancheta, coordenadora de enfermagem do Instituto Bairral. Foi uma apresentação recheada de conhecimento e amor em cada palavra, com muitas dicas de autocuidado nesse momento tão difícil de enfrentamento da gripe covid-19. Para o acesso à live, clicar no link abaixo:

No dia 11 foram disponibilizados vídeos na plataforma interna do Bairral com mensagens de agradecimento da Direção, Gerências e Coordenações para toda equipe de enfermagem, e efetuada a entrega de um brinde nominal a cada profissional.

No dia 14 foram ofertados almoço e jantar especial para todos os colaboradores.

***

O trabalho dos profissionais de enfermagem é de suma importância para o hospital. Sobretudo em tempos de pandemia, eles estão na linha de frente, desempenhando um papel fundamental, de grande responsabilidade para a prevenção, combate à propagação da doença e no tratamento dos infectados. 

Parabéns a todos da enfermagem!

Comissão organizadora

Beatriz Juliana Zancheta – Coordenadora de Enfermagem

Juliana Marques Florêncio – Enfermeira

Lincoln Eduardo Cardoso – Enfermeiro

Luís Roberto Pereira – Enfermeiro

Roberta Inácio Couto Rossi – Enfermeira

Tamires Domingues – Analista de RH

Carolina Bizon – Auxiliar de RH

Live no YouTube ministrada pela enfermeira Maria Júlia Paes da Silva, Professora Doutora e livre docente em Comunicação Interpessoal e Beatriz Juliana Zancheta
Lembrança entregue a toda equipe de enfermagem da Instituição.