Prêmio “Embaixadores da Prevenção ao Uso de Drogas” | Bairral

Bairral Blog

Foto: Pablo Heimplatz

Prêmio “Embaixadores da Prevenção ao Uso de Drogas”

Notícias

Em 26 de junho de 2015, no auditório da Câmara Municipal de São Paulo (SP), foram entregues os prêmios “Embaixadores dos Esportes” e “Embaixadores da Prevenção ao Uso de Drogas” a diversos profissionais e projetos do Estado de São Paulo que atuam na área da promoção de saúde, resgate de cidadania, prevenção ao uso de álcool e drogas e reinserção social ligados ao tratamento e prevenção da dependência química. Entre os profissionais que receberam o diploma e a medalha de “Embaixador da Prevenção” estava a Dra. Alessandra Diehl, médica psiquiatra do Instituto Bairral de Psiquiatria e secretária da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (ABEAD), a qual tem longa atuação na área da dependência química e recentemente lançou livro sobre a temática com o título “Prevenção ao uso de álcool e drogas: o que cada um de nós pode e deve fazer”. Segundo a Dra. Alessandra, “a importância deste prêmio reside na oportunidade de reconhecer pessoas que dedicam suas energias em atividades e projetos em prol da vida e da dignidade humana.

Celebrar a prevenção ao uso de álcool e outras drogas em um país cuja mentalidade curativa ainda é muito enraizada e cujas verbas orçamentárias são ínfimas é sobretudo um ato de coragem”. A premiação foi uma iniciativa do secretário e vereador Jean Madeira, da Secretaria dos Esportes e da Juventude da Prefeitura de São Paulo, e o cerimonial foi coordenado pelo Sr. José Florentino Santos Filho, da rede Natividade.

Entre outros premiados estavam o Padre Haroldo Rahn, fundador do Amor Exigente no Brasil; Herculano Anjos, da Biomédica, que atua na atenção à testagem de substâncias; Isabel Ferreira da Silva, que atua com a prevenção de tabaco no Estado de São Paulo; as psicólogas Neide Zanelatto, com larga atuação em terapias cognitivas comportamentais, e Neliana Buzi Figlie, que lançou o livro com a Dra. Alessandra Diehl e trabalha com entrevista motivacional e desenvolve vários projetos de prevenção, entre eles o já extinto CUIDA no Bairro Jardim Ângela; Sérgio Oliva Castilho, da GranHouse e da Faces e Vozes do Brasil; Projeto Cristolândia; Dona Mara Menezes, também do Amor Exigente; Central Única das Favelas (CUFA); Dr. Marcelo Ribeiro de Araújo, do CRATOD e da UNIFESP; e o pesquisador e psiquiatra Dr. Ronaldo Laranjeira, também da UNIFESP, entre muitos outros.

Sem título

Dra. Neliana Buzi Figlie da UNIFESP, Dra. Alessandra Diehl da FEAB e da ABEAB, Vereador Jean Madeira (SP), Dra. Neide Zanelatto (UNIFESP).