Bairral Residência Terapêutica

[rt] Bairral

Residência Terapêutica

A Residência Terapêutica é uma modalidade de tratamento destinada a pacientes que passaram por longo período de internação psiquiátrica e não possuem mais seus vínculos de origem e portanto, precisam de assistência para o processo de reinserção social e devolução da estima e autonomia.

Unidades

Oferecemos 50 vagas distribuídas em 5 casas. A seleção dos moradores é realizada pelo CAPS II Onofre Batista em conjunto com o Departamento Regional de Saúde. Este é um serviço oferecido pelo sistema SUS.

Informações adicionais

Este serviço é oferecido a pessoas com transtornos mentais que tenham ficado hospitalizados no mínimo por 2 anos e tenham perdido vínculos familiares de origem. As RTs são preconizadas pelo art. 5o da Lei no 10.216, de 06 de abril de 2001 que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais.

5
Casas
50
Vagas

O que é uma
 Residência Terapêutica

Após alcancem estabilidade em seu quadro clínico e receberem alta da internação psiquiátrica, os pacientes que não possuem mais vínculos sociais ou familiares, podem ser encaminhados para essa modalidade de residência assistida onde é dada continuidade ao processo de reabilitação psicossocial, podendo alcançar novas metas de autonomia doméstica e social.