Bairral Sobre | Bairral

Conheça o Instituto Bairral

Uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, fundada por idealistas, que em 80 anos de história se tornou o maior complexo de saúde mental da América Latina.

Atuando desde 1937
São 80 anos de filantropia e vanguardismo na saúde mental e psiquiatria.
19 Unidades de internação
+80.000 Pacientes recuperados

Nossa Filosofia

Somos uma instituição filantrópica sem fins lucrativos com um propósito humanitário de ajudar pessoas a recuperar sua saúde mental. Somos movidos por nosso sentimento de fraternidade e respeito ao próximo.

Realizamos tanto atendimentos particulares quanto via Sistema Único de Saúde (SUS) e por sermos uma entidade sem fins lucrativos todo o recurso obtido é reinvestido no atendimento que oferecemos via sistema público de saúde, para que a maior quantidade de pessoas possa se beneficiar de nossos tratamentos de alto nível.

Atualmente temos 6 frentes de atuação: Atendimento ambulatorial especializado em saúde mental, unidades de internações psiquiátricas, comunidade terapêutica, residência terapêutica, pesquisa e capacitação de profissionais.

Ajude o Bairral a aumentar sua obra e levar tratamento de saúde mental a mais pessoas. + Faça uma doação

Um pouco da nossa história

Há quase um século, movido por profundos sentimentos de solidariedade, o casal Onofre Batista e Gracinda Batista iniciou uma obra assistencial destinada a pacientes psiquiátricos, que na época recebiam muito pouca atenção do sistema de saúde.

Em 31 de dezembro de 1937, com a aprovação de seu primeiro estatuto, a entidade ganhou personalidade jurídica, nascendo então a Fundação Espírita Américo Bairral, uma instituição filantrópica sem fins lucrativos com a missão de levar tratamento psiquiátrico de qualidade à população. Sua denominação homenageia Américo Bairral, líder espírita cuja preocupação com os doentes mentais inspirou o casal Onofre e Gracinda.

Com o tempo a obra foi crescendo e atendendo cada vez mais pessoas. Atualmente é gerida administrativamente por um Conselho Curador e um Conselho Diretor, contando ainda com a atuação de um Conselho Fiscal. Todos os membros dos três conselhos são voluntários não remunerados.

O maior complexo de saúde mental da América Latina

Acreditamos que pessoas com transtornos mentais são pessoas comuns e obviamente dignas de acolhimento e atenção. Nós não acreditamos em loucura, mas sabemos que esses transtornos podem comprometer a qualidade de vida das pessoas.

Depressão, esquizofrenia, dependência química e todos os outros diagnósticos psiquiátricos são manifestações de desequilíbrios infelizmente comuns entre nós. Todo indivíduo que esteja com sua razão comprometida precisa de cuidados especiais e jamais poderia ser excluído ou estigmatizado. Nosso propósito, nossa razão de existir, é disponibilizar os melhores recursos terapêuticos àqueles que passam por dificuldades psíquicas ou emocionais.

Na busca incessante por excelência naquilo que fazemos, tornamo-nos o maior complexo de saúde mental da América Latina, e para que o maior número de pessoas possa receber esse tratamento de alto nível, possuímos sempre no mínimo 60% de nossas vagas voltadas para o atendimento via sistema SUS, além de investir também na área de pesquisa e na formação de profissionais especializados.

Bairral, um modelo único de bem-estar mental.

Um pouco do nosso trabalho