Dúvidas Frequentes
Para que você encontre com mais facilidade a informação que está buscando, nós separamos algumas dúvidas frequentes listadas abaixo. Utilize o filtro a esquerda para selecionar o assunto da informação que você procura. Fique à vontade também para entrar em contato conosco!
Como funciona o Programa de Tratamento na Comunidade Terapêutica Santa Carlota?
A Comunidade Terapêutica (CT) é um modelo de abordagem de atenção para a síndrome de dependência química ou alcóolica, com características diferentes dos modelos clínicos e médicos tradicionais, que utiliza o ambiente e o próprio dependente na promoção do aprendizado e das mudanças necessárias para romper com o ciclo de uso e recaídas. É imprescindível a compreensão do processo de tratamento bem como a participação efetiva em todas as atividades propostas. O programa é voluntário, ou seja, o candidato deve desejar o seu acolhimento.
Mais perguntas sobre
Comunidade Terapêutica Santa Carlota
É necessário estar em abstinência para o acolhimento na Comunidade Terapêutica Santa Carlota?
Sim, é necessário. No caso de alcoolistas que tenham sinais e sintomas de abstinência alcoólica, será sugerido que o mesmo faça desintoxicação medicamentosa em locais de saúde para depois ser acolhido pela CT.
Pode fumar na Comunidade Terapêutica Santa Carlota?
O tabaco é permitido na Comunidade Terapêutica Santa Carlota. Porém, fazemos um trabalho de prevenção onde sugerimos que também abandone o tabaco tendo em vista que usuários de tabaco são mais vulneráveis a recaída e uma vez que o tabagismo não é considerado uma atividade de socialização, o uso é restrito a locais específicos, respeitando a legislação federal e estadual.
O candidato acolhido na Comunidade Terapêutica Santa Carlota precisa pagar algum valor?
Não, o candidato que for acolhido através do SUS não precisa pagar pelo tratamento. É necessário arcando apenas com despesas pessoais que venha necessitar durante o tratamento.
Qual o tempo médio de tratamento na Comunidade Terapêutica Santa Carlota?
A duração do tratamento depende, mas normalmente dura cerca de 8 meses. Nesse período, o residente passa pelas fases de acolhimento, reabilitação, recuperação e reinserção social.