Foto: Kelly Sikkema

XXII Congresso das Santas Casas e Hospitais Beneficientes do Estado de São Paulo

7 anos atrás - Relacionamento Institucional

No período de 7 a 10 de maio de 2013, na cidade de Campinas (SP), realizou-se o XXII Congresso das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp). O Instituto Bairral de Psiquiatria esteve presente, representado por Nivaldo José Caliman (Diretor Administrativo), Josi Aparecida Sartorelli Miranda de Araújo (Farmacêutica), Luísa Helena Martelli Menezes (Coordenadora de Controladoria) e Elisete Aparecida Scarpioni Soliani e Camila da Silva Marques (Coordenadoras Administrativas).

O objetivo do evento foi debater a situação atual do SUS e levantar propostas de melhorias na estruturação de todo o sistema de atendimento público de saúde. O tema central foi a “SUStentabilidade com o SUS”, que é o grande desafio da Fehosp, a qual procura estimular a participação de todos os hospitais buscando desenhar o futuro do setor hospitalar e propondo soluções para os problemas e estratégias de gestão.

A sustentabilidade passa necessariamente pela adequada gestão dos insumos hospitalares, e nesse sentido a adequada gestão dos medicamentos assume papel decisivo, indo além das medidas hoje aplicadas: comparar preços, negociar prazos e condições de compra. É a Farmacoeconomia para a Sustentabilidade, um dos temas em debate no encontro.

Farmacoeconomia é uma ciência que visa a avaliar o efeito das intervenções de saúde no bem-estar dos pacientes, incluindo os resultados clínicos e econômicos do tratamento, assim como a avaliação pessoal de cada enfermo. É ela que traduz esses resultados em informação tangível para o sistema de saúde e possibilita a utilização racional de medicamentos. É uma ferramenta útil tanto ao sistema público de saúde quanto ao privado, identificando alternativas que resultem em uso mais eficiente dos recursos. Auxilia intensamente a tomada de decisões por parte dos gestores de saúde e investidores dos laboratórios farmacêuticos e tem participação fundamental na estratégia de gestão da saúde, exercendo papel decisivo nos resultados da relação qualidade de tratamento versus custo em saúde.

O encerramento do congresso contou com a presença do Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckimin.