XVII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica

7 anos atrás - Relacionamento Institucional

O Instituto Bairral de Psiquiatria esteve presente no XVII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica realizado em São Paulo (SP) nos dias 19 e 20 de abril de 2013, representado pelos médicos psiquiatras Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues, Dra. Francelma Freitas e Dr. Marcelo Pinheiro M. Adelino, pelo médico residente Dr. Pedro Henrique M. Piloni, pela psicóloga Patrícia Guimarães Del Cistia e pelos enfermeiros José Alex Vicente e Roberta Inácio do Couto Rossi.

O Simpósio teve inicio com o curso “Conceitos de Psicofarmacologia aplicados à Psiquiatria Geriátrica”, no qual foram discutidos aspectos relativos ao tratamento das síndromes demenciais e também o tratamento de transtornos psicóticos na terceira idade, com ênfase nos riscos relacionados às comorbidades clínicas e às interações medicamentosas.

O convidado especial Dr. Benjamin M. Hampstead, neuropsicólogo e pesquisador do Departamento de Medicina de Reabilitação da Universidade de Emory, nos Estados Unidos, falou sobre a reabilitação neuropsicológica, abordando a importância do tratamento combinado da medicação, treino cognitivo, mudança ambiental e o envolvimento nos cuidados. Discorreu também sobre técnicas específicas de reabilitação das demências e transtornos psiquiátricos, tendo como foco a reabilitação em áreas relevantes da vida cotidiana do paciente.

A psiquiatra Dra. Rita Cecília Reis Ferreira, que coordena os trabalhos de arteterapia do Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da USP direcionados aos pacientes com Demência de Alzheimer, falou da importância de se ter um espaço de liberdade e acolhimento onde os pacientes fiquem livres para “criar” dentro da sua atividade, utilizando desenhos livres e esculturas em papelão, entre outras modalidades.

Outro destaque foi o tema “Exercício físico em idosos”, que teve como base artigos científicos recentes descrevendo diversos ganhos, entre eles a melhora da função cerebral em várias áreas, resposta cognitiva importante como melhora em índices simples, a exemplo do teste mini-mental, e a relação da volumetria do hipocampo com a diminuição da atrofia cerebral, além da melhora da função cardiorrespiratória. Os estudos são a favor do exercício físico como um coadjuvante no tratamento dos transtornos mentais em idosos.

A psicóloga Patrícia Guimarães Del Cistia e a médica psiquiatra Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues apresentaram o pôster “Reabilitação cognitiva de déficits de nomeação em um grupo de pacientes idosos”, que teve como objetivo mostrar a eficácia de dois métodos de aprendizagem de aquisição da “associação nome-face” em pacientes idosos com déficits de memória

A participação no evento foi muito importante para a atualização daqueles profissionais em relação aos temas propostos e para confirmar que o Instituto Bairral proporciona aos seus pacientes tratamento dentro dos padrões de referência das associações médicas nacionais e internacionais.

Equipe técnica do Instituto Bairral de Psiquiatria presente no Simpósio

Equipe técnica do Instituto Bairral de Psiquiatria presente no Simpósio

Psicóloga Patrícia Guimarães Del Cistia do Instituto Bairral de Psiquiatria

Psicóloga Patrícia Guimarães Del Cistia do Instituto Bairral de Psiquiatria