XVI Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica

8 anos atrás - Simpósios

Nos dias 23 e 24 de março de 2012 o Instituto Bairral esteve presente no XVI Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica, realizado em São Paulo. Representaram o hospital os médicos psiquiatras Dra. Ana Maria Garcia Mendes Rodrigues, Dra. Francelma Freitas e Dr. Guilherme Viana Espessoto e a psicóloga Patrícia Guimarães Del Cistia. O evento compreendeu diversas palestras ministradas por renomados profissionais, dentre os quais  destacamos os abaixo.

A psicóloga Mônica Yassuda falou da Avaliação Cognitiva do Envelhecimento Cerebral; disse que a avaliação cognitiva inicial pode ser breve e indicar a necessidade de avaliações mais complexas, e que a escolaridade e situação ocupacional devem influenciar a escolha dos testes cognitivos, assim como a interpretação dos mesmos.

O tema Cognição e Psicoses foi apresentado pela psicóloga Graça Maria de Oliveira. Ela enfatizou que as funções neurocognitivas que sofrem maior impacto são: memória episódica, velocidade de processamento, fluência verbal, atenção, funções executivas e memória de trabalho. Abordou o tema Cognição Social na esquizofrenia e ressaltou que a percepção de faces é um importante componente da cognição social. Em outra palestra, a psiquiatra Débora Pastore Bassitt falou do Tratamento dos Transtornos Psicóticos em Idosos; além do tratamento medicamentoso, falou do tratamento psicossocial para os sintomas negativos, como o treino de habilidades sociais, a terapia com a família, psicoterapia e terapia ocupacional.

A neuropsicóloga Renata Ávila falou de Depressão e Cognição; ressaltou que a alteração da memória é considerada o terceiro pior aspecto da doença, só ficando atrás da perda da libido e do ganho de peso.  As dificuldades de memória muitas vezes permanecem após a remissão da depressão, e após a melhora do desempenho de outras funções. Ela falou também do tema TAB e Cognição; estudos mostraram que a idade do primeiro episódio de mania tem relação com doença vascular e pior desempenho em testes de memória.

A neuropsicóloga Edneia de Paula falou da Escala Bayer de Atividade de Vida Diária (B-AVD) e da avaliação subjetiva das AVD´s instrumentais para pacientes com demência leve a moderada. Destacou a existência de estudo de validação e índices de acurácia diagnóstica para demência, recomendada em 2011 pela Academia Brasileira de Neurologia.

A aula de TAB e Tratamento colocou o lítio como melhor escolha de eficácia, em segundo lugar o ácido valpróico e em terceiro a carbamazepina. Sugeriu medir a cada semestre a função tireoidiana e renal dos pacientes. O neurologista Ricardo Nitrini falou dos Biomarcadores para o diagnóstico de DA, indicando que aumentar a certeza do processo fisiopatológico da DA pode ser útil em três circunstâncias: pesquisa, ensaios clínicos e como instrumentos opcionais, quando considerados apropriados pelo clínico.

Os conhecimentos obtidos no evento aqui noticiado são importantes para a avaliação e o tratamento dos pacientes do setor Estância, visto que a avaliação de rastreio cognitivo e a interpretação adequada dos seus resultados devem ser embasadas nos perfis cognitivos esperados na demência de Alzheimer, TAB, depressão e psicoses, que auxiliam o médico no diagnóstico diferencial de quadros neurológicos e transtornos neuropsiquiátricos, assim como fornece subsídios para os objetivos da intervenção neuropsicológica como, por exemplo memória e funções executivas cognição/habilidade social, esta última mais específica dos pacientes psicóticos.

Foi muito enriquecedora a participação no simpósio; foram expostas pesquisas e experiências clínicas atuais dos temas propostos, o que possibilitou o aprendizado e o aperfeiçoamento profissional, permitindo continuar a trazer aos nossos pacientes um tratamento diferenciado, com padrões de referência dos melhores órgãos e associações internacionais.

XVI Simpósio em Psiquiatria Geriátrica

Dra. Ana Maria G. M. Rodrigues, Dra. Francelma Freitas e a psicóloga Patrícia Guimarães Del Cistia