Foto: Arseny Togulev

Visita Técnica ao Hospital Albert Einstein

5 anos atrás - Relacionamento Institucional

Sempre em busca de realizar benchmarking com instituições de referência, o Engenheiro do Trabalho Ricardo Tambelini Veiga e a Técnica de Segurança Taís Aparecida da Silva Costa, funcionários do Instituto Bairral de Psiquiatria, realizaram em São Paulo (SP), no dia 3 de dezembro, uma visita ao Departamento de Segurança do Trabalho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira – Hospital Albert Einstein.

Na ocasião reuniram-se com a Sra. Patrícia Maria dos Santos Chaves, Gerente de Segurança do Trabalho e Meio Ambiente daquele hospital, que responde diretamente à Diretoria de Vigilância do Risco, órgão gestor da segurança dos colaboradores, dos pacientes e do meio ambiente.

Ao começar a visita foi apresentado aos visitantes um material institucional sobre o Einstein, pelo qual já foi possível observar a magnitude daquele complexo hospitalar, que compreende várias frentes de trabalho, entre elas a assistência, pesquisa e educação.

Atualmente os 13.000 funcionários, os 7.000 médicos cadastrados e perto de 2.000 médicos terceirizados são assistidos, no que se refere à segurança do trabalho, por 5 engenheiros e 22 técnicos de segurança do trabalho.

Nossos funcionários tiveram estreito contato com a visão da segurança do trabalho, a missão e os valores daquele hospital. Trabalhando de maneira alinhada com o planejamento estratégico do Einstein, o seu Departamento de Segurança do Trabalho elabora anualmente o próprio planejamento, que, juntamente com o planejamento de todos os outros setores, compõe o quadro de metas organizacionais.

O Engenheiro do Trabalho e a Técnica de Segurança do Instituto Bairral tiveram a oportunidade de conhecer o planejamento estratégico da segurança do trabalho para o ano de 2015, assim como as principais iniciativas da área no ano que vai se findando.

“Os números são impressionantes; outro fator muito importante a ser ressaltado é que a segurança do colaborador vem tomando corpo mais recentemente, enquanto que a busca frenética pela segurança do paciente precede a própria portaria da Anvisa que criou o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) em abril de 2013”.

Relata o engenheiro Ricardo

A técnica Taís ficou impressionada com a determinação e a abnegação que eles têm. “A gente sai daqui com as baterias renovadas, querendo implantar um monte de coisas!”, comentou.

“é impossível prestar uma assistência segura e de qualidade ao paciente se nossos trabalhadores não estão seguros”.

Patrícia (Gerente)

Perguntado sobre o que concluiu como consequência da visita, o engenheiro Ricardo afirmou:

”Estamos no caminho certo, o sistema de gestão de segurança no trabalho que estamos implantando é muito parecido com o do Einstein. Assim como eles, damos muito valor aos indicadores, e proporcionalmente nossos números não diferem muito dos deles. Hoje conseguimos rastrear, qualificar e quantificar todos os principais eventos relativos à segurança de nossos funcionários, ou seja, conhecemos nossas forças e nossas fraquezas. O mais importante no momento é que consigamos gradualmente disseminar a cultura da segurança entre nossos colaboradores para que eles percebam que procedimentos e atitudes seguras só trazem benefícios para si próprios e seus familiares”.

Engenheiro do Trabalho e Técnica de Segurança do Instituto Bairral, visitaram o Departamento de Segurança do Trabalho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira – Hospital Albert Einstein.

Engenheiro do Trabalho e Técnica de Segurança do Instituto Bairral, visitaram o Departamento de Segurança do Trabalho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira – Hospital Albert Einstein.