
XXIX SIMPÓSIO BAIRRAL: “DESMISTIFICANDO O AUTISMO”
Aconteceu no dia 27 de outubro, no auditório de nossa instituição, o XXIX Simpósio Bairral, cuja […]
No período de 04 a 07 de Setembro último, o Instituto Bairral de Psiquiatria esteve presente no VII Congresso Internacional Transpessoal da Alubrat (Associação Luso-brasileira de Transpessoal) em Águas de Lindóia (SP), tendo como tema central “Felicidade Autêntica”. Foram aproximadamente 1000 participantes de todas as regiões do Brasil, além de alguns países.
Foram representando a Instituição, Nivaldo José Caliman (Diretor Administrativo), Luisa Helena Menezes (Coordenadora de Controladoria), Maria Amélia Torezan (Coordenadora Geral de Enfermagem) e Maria Stella N. J. Mistro (Coordenadora de Recursos Humanos).
O evento tratou de assuntos abordando várias áreas do conhecimento humano com enfoque na espiritualidade, humanização, competências emocionais, gestão de pessoas, resiliência, valores humanos, nutrição, entre outros.
Jean Yves Leloup, palestrante internacional, psicólogo do Colégio Internacional dos Terapeutas, sacerdote hesicaste, que destacou as três sabedorias de Salomão, relacionando a sabedoria com a espiritualidade e a necessidade de vermos além dos fatos;
Amit Goswami, físico quântico, nascido na Índia e radicado nos Estados Unidos, que falou sobre o ativismo quântico e seus desdobramentos para cura, a mudança de comportamentos em relação ao meio ambiente e o ser humano, tendo a física quântica como o grande referencial de sustentação de novos paradigmas.
Dulce Magalhães, que nos mostrou técnicas simples para resolução de problemas como perguntas e observação de respostas no universo;
Roger Woolger, que relacionou exemplares da poesia mundial aos diversos picos e vales que vivenciamos;
Uma Krishnamurthy, psiquiatra e dançarina indiana, que abordou os aspectos emocionais e de como transformá-los positivamente, libertando-nos do sofrimento de nós mesmos. Proporcionou-nos ainda, uma belíssima apresentação de danças sagradas indianas, seus cantos, mantras além de sua rica simbologia.
Vanderli Marchiori e Edina Sakamoto, nutricionistas, que mostraram como a nutrição pode otimizar a felicidade;
Márcio Schultz consultor empresarial, destacou que os talentos são baseados nas competências emocionais, ressaltou as competências dos líderes e a necessidade de interação destes com sua equipe. Apresenta o Eneagrama do líder, listando as virtudes de vulnerabilidades de cada tipo.
Rogério Chér, diretor de Recursos Humanos da Natura, que trouxe o processo de engajamento que realiza com seus funcionários facilitando o autoconhecimento, visão de futuro e responsabilidade por suas ações e escolhas;
Susan Andrews, psicóloga americana, formada pela Universidade Harvard, que apresentou a tendência atual, em prática em vários países do mundo, onde o desenvolvimento de um país não seja mais simplesmente mensurado pelo PIB (produto interno bruto), mas pelo FIB (Felicidade Interna Bruta). Procedimento este já reconhecido pela ONU e praticado no Butão (considerado pela ONU como o país mais feliz do mundo em 2009), na República da Irlanda e em algumas cidades da costa oeste do Canadá. Recentemente o parlamento inglês decidiu adotar e monitorar oficialmente o referido índice.
Dan Millman, campeão norte americano de ginástica olímpica nos anos 70, que apresentou a “jornada do guerreiro pacífico”, com referências na superação, na consciência do momento presente e os decorrentes e importantes propósitos apresentados pela vida.
Ressaltamos também as danças lúdicas, realizadas sentado, denominada “Brin Cadeira”, trazida pela artista e terapeuta Izabel Zago, que descontraiu e integrou os participantes de maneira surpreendente e inovadora..
Participar deste congresso, com temática tão inovadora e desafiadora ao mesmo tempo, foi uma experiência ímpar, promovendo inúmeras reflexões. Mostrou que cada indivíduo, parafraseando Nelson Mandella, é o senhor do seu destino e o capitão da sua alma. Devemos nos aceitar como pessoas, vivermos atentamente e intensamente o momento presente de nossas vidas e espalharmos o bem, para promovermos a tão sonhada Paz!
Funcionários do Instituto Bairral participantes do Congresso: Nivaldo Jose Caliman (Diretor Administrativo), Maria Amélia Torezan (Coordenadora Geral de Enfermagem), Maria Stella N. J. Mistro (Coordenadora de Recursos Humanos) e Luisa Helena M. Menezes (Coordenadora de Controladoria)
Aconteceu no dia 27 de outubro, no auditório de nossa instituição, o XXIX Simpósio Bairral, cuja […]
O XXII Simpósio Internacional de Atualização em Psiquiatria Geriátrica aconteceu em São Paulo, nos dias 16 […]
No dia 9 de dezembro de 2017 técnicos da Vivenda, uma das unidades de tratamento do […]
O Centro de Convenções Rebouças, na capital paulista, sediou nos dias 21 e 22 de setembro […]