VII Congresso Transpessoal Internacional Alubrat – Felicidade Autêntica

10 anos atrás - Simpósios

No período de 04 a 07 de Setembro último, o Instituto Bairral de Psiquiatria esteve presente no VII Congresso Internacional Transpessoal da Alubrat (Associação Luso-brasileira de Transpessoal) em Águas de Lindóia (SP), tendo como tema central “Felicidade Autêntica”. Foram aproximadamente 1000 participantes de todas as regiões do Brasil, além de alguns países.

Foram representando a Instituição, Nivaldo José Caliman (Diretor Administrativo), Luisa Helena Menezes (Coordenadora de Controladoria), Maria Amélia Torezan (Coordenadora Geral de Enfermagem) e Maria Stella N. J. Mistro (Coordenadora de Recursos Humanos).

O evento tratou de assuntos abordando várias áreas do conhecimento humano com enfoque na espiritualidade, humanização, competências emocionais, gestão de pessoas, resiliência, valores humanos, nutrição, entre outros.

Destacamos os seguintes palestrantes:

Jean Yves Leloup, palestrante internacional, psicólogo do Colégio Internacional dos Terapeutas, sacerdote hesicaste, que destacou as três sabedorias de Salomão, relacionando a sabedoria com a espiritualidade e a necessidade de vermos além dos fatos;

Amit Goswami, físico quântico, nascido na Índia e radicado nos Estados Unidos, que falou sobre o ativismo quântico e seus desdobramentos para cura, a mudança de comportamentos em relação ao meio ambiente e o ser humano, tendo a física quântica como o grande referencial de sustentação de novos paradigmas.

Dulce Magalhães, que nos mostrou técnicas simples para resolução de problemas como perguntas e observação de respostas no universo;

Roger Woolger, que relacionou exemplares da poesia mundial aos diversos picos e vales que vivenciamos;

Uma Krishnamurthy, psiquiatra e dançarina indiana, que abordou os aspectos emocionais e de como transformá-los positivamente, libertando-nos do sofrimento de nós mesmos. Proporcionou-nos ainda, uma belíssima apresentação de danças sagradas indianas, seus cantos, mantras além de sua rica simbologia.

Vanderli Marchiori e Edina Sakamoto, nutricionistas, que mostraram como a nutrição pode otimizar a felicidade;

Márcio Schultz consultor empresarial, destacou que os talentos são baseados nas competências emocionais, ressaltou as competências dos líderes e a necessidade de interação destes com sua equipe. Apresenta o Eneagrama do líder, listando as virtudes de vulnerabilidades de cada tipo.

Rogério Chér, diretor de Recursos Humanos da Natura, que trouxe o processo de engajamento que realiza com seus funcionários facilitando o autoconhecimento, visão de futuro e responsabilidade por suas ações e escolhas;

Susan Andrews, psicóloga americana, formada pela Universidade Harvard, que apresentou a tendência atual, em prática em vários países do mundo, onde o desenvolvimento de um país não seja mais simplesmente mensurado pelo PIB (produto interno bruto), mas pelo FIB (Felicidade Interna Bruta). Procedimento este já reconhecido pela ONU e praticado no Butão (considerado pela ONU como o país mais feliz do mundo em 2009), na República da Irlanda e em algumas cidades da costa oeste do Canadá. Recentemente o parlamento inglês decidiu adotar e monitorar oficialmente o referido índice.

Dan Millman, campeão norte americano de ginástica olímpica nos anos 70, que apresentou a “jornada do guerreiro pacífico”, com referências na superação, na consciência do momento presente e os decorrentes e importantes propósitos apresentados pela vida.


Ressaltamos também as danças lúdicas, realizadas sentado, denominada “Brin Cadeira”, trazida pela artista e terapeuta Izabel Zago, que descontraiu e integrou os participantes de maneira surpreendente e inovadora..

Participar deste congresso, com temática tão inovadora e desafiadora ao mesmo tempo, foi uma experiência ímpar, promovendo inúmeras reflexões. Mostrou que cada indivíduo, parafraseando Nelson Mandella, é o senhor do seu destino e o capitão da sua alma. Devemos nos aceitar como pessoas, vivermos atentamente e intensamente o momento presente de nossas vidas e espalharmos o bem, para promovermos a tão sonhada Paz!

VII Congresso Transpessoal

Funcionários do Instituto Bairral participantes do Congresso: Nivaldo Jose Caliman (Diretor Administrativo), Maria Amélia Torezan (Coordenadora Geral de Enfermagem), Maria Stella N. J. Mistro (Coordenadora de Recursos Humanos) e Luisa Helena M. Menezes (Coordenadora de Controladoria)