VI Campanha de Saúde Bucal

6 anos atrás - Bastidores, Eventos internos

No dia 1º de julho, no auditório do Instituto Bairral, teve lugar a palestra “Boca bem cuidada é saúde em alta”, iniciativa que fez parte da VI Campanha de Saúde Bucal do hospital e aconteceu em dois horários (10h30 e 12h30), dirigida a todos os funcionários da Fundação.

A palestra foi proferida pelo cirurgião-dentista do hospital, Dr. Antônio Carlos Crivelaro. Como brindes, os participantes ganharam uma escova de dente, a qual veio acondicionada numa toalha de rosto com o logotipo do Bairral. Todos os presentes também receberam folhetos alusivos à campanha. No dia 3 de julho, no período da tarde, o dentista ficou à disposição dos funcionários que desejassem passar por consulta.

Relação doença bucal e doenças gerais

A palestra “Boca bem cuidada é saúde em alta” fez uma abordagem da importância de se ter uma boca saudável, não apenas pela questão de saúde oral, mas também como forma de se prevenir ou não agravar outras doenças gerais, como, por exemplo, doenças cardiovasculares, doenças pulmonares, artrite e diabetes. Trabalhos científicos recentes também dão conta de que doenças na gengiva, além das doenças acima citadas, também podem induzir partos prematuros.

A boca de volta ao corpo

Durante muito tempo o dentista era visto apenas como um agente que promovia o tratamento das cáries e das suas possíveis consequências, habilitando-se também a colocar próteses em dentes que eram extraídos. Pouca importância se dava às doenças na gengiva e também pouco se sabia sobre as consequências dessas doenças no resto do organismo. Por mais absurdo que possa parecer, muitas pessoas podem até morrer precocemente por não manterem uma boa saúde bucal.

Multidisciplinaridade

A palestra enfatizou a importância da multidisciplinaridade e como esta vem se constituindo, nos tempos atuais, numa questão básica para promover saúde. A integração entre as diferentes disciplinas, por meio de um diálogo respeitoso entre elas, fez com que o saber médico deixasse de ser a única voz a ser ouvida quando se pretende trazer saúde a quem está doente. A odontologia, neste aspecto, vem conseguindo significativos espaços, comentando-se, então, o trabalho da Odontologia do Instituto Bairral (Odonto Bairral), importante colaboradora da psiquiatria, aliviando a dor, tratando das gengivas, e, sobretudo, devolvendo a auto-estima a muitos pacientes por intermédio da reabilitação oral.

Dr. Crivelaro durante a palestra

Dr. Crivelaro durante a palestra

Uma das ganhadoras do brinde.

Uma das ganhadoras do brinde.

Funcionários presentes durante a palestra

Funcionários presentes durante a palestra

Funcionários presentes durante a palestra

Funcionários presentes durante a palestra