V Campanha de Saúde Bucal

7 anos atrás - Eventos internos

O Instituto Bairral de Psiquiatria promoveu nos dias 23 e 26 de julho a V Campanha de Saúde Bucal, destinada a todos os seus funcionários, e que teve como tema “A vida não é uma droga. Dependência química tem jeito!”.

No dia 23 foram realizadas duas palestras, às 10h30 e às 12h30, proferidas pelo cirurgião-dentista Dr. Antonio Carlos Crivelaro, membro da equipe de odontologia do hospital. No dia 26, esse profissional ficou o dia todo à disposição dos funcionários para que realizassem consultas e se inteirassem de suas condições de saúde bucal.

A campanha teve como objetivo mostrar que hoje, no Brasil, as drogas se tornaram um problema de saúde pública, não escolhendo classes sociais e nem nível cultural, estando muitas vezes presentes até em famílias que se esforçam para dar atenção, afetividade e educação aos filhos, isso porque, de acordo com as últimas pesquisas, algumas pessoas são altamente vulneráveis à dependência química; assim, as drogas lícitas ou ilícitas acabam sendo um fator de complemento de possíveis necessidades orgânicas, quimicamente falando. Importante, então, se torna o esclarecimento de que a dependência química é um tipo de transtorno mental e, como tal, necessita de tratamento e, depois, de cuidados para a reinserção do usuário na sociedade.

Nas palestras foi feita ainda uma explanação sobre a história das drogas, consumidas desde que a humanidade existe, usadas por razões culturais ou religiosas, para recreação, como forma de enfrentamento de problemas, para transgredir ou transcender, como meio de socialização ou para se isolar. Abordaram-se, também, as drogas lícitas e ilícitas mais consumidas no Brasil, a ação das mesmas sobre sistema nervoso central e os riscos que elas acarretam à saúde física e mental.

Na última parte, foram comentados os efeitos das drogas nos dentes e na gengiva, destruindo o esmalte, agravando as doenças de gengiva, provocando boca seca, bruxismo e problemas mandibulares.

Palestra "A vida não é uma droga. Dependência química tem jeito!"

Palestra “A vida não é uma droga. Dependência química tem jeito!”

Dr. Crivelaro durante a palestra

Dr. Crivelaro durante a palestra

Funcionários presentes durante a palestra

Funcionários presentes durante a palestra

Funcionários presentes durante a palestra

Funcionários presentes durante a palestra

Um dos ganhadores do vale profilaxia

Um dos ganhadores do vale profilaxia