Treinamento das equipes que tratam TUS no Bairral

5 meses atrás - Bastidores, Notícias, Treinamentos e capacitações

A Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota sediou nos dias 3 e 4 de março o 1.º Treinamento de Equipe das Unidades de Tratamento para Transtorno por Uso de Substâncias (TUS) do Instituto Bairral. Foram 6 horas de capacitação para as equipes das Unidades Mirante, CT Santa Carlota, Tratamento Masculino e Feminino SUS no dia 3 e 4 horas no dia 4 para a equipe da CT Santa Carlota.

Os temas abordados foram:

  • Transtorno por Uso de Substâncias (TUS)
  • Protocolos de conduta
  • Grupos para pessoas com TUS
  • Grupos para pessoas com TUS na CT

A participação de 34 profissionais que atuam nos programas destinados a essa categoria de pacientes proporcionou interação e integração entre as equipes, fundamentais para que o acolhimento humanizado e o acompanhamento da evolução no processo de desintoxicação, estabilização, preparação e reinserção social se fortaleçam.

Existe um fluxo eficaz entre as pessoas que recebem tratamento no Instituto Bairral e optam por dar sequência ao tratamento na CT Santa Carlota, modelo que auxilia na reestruturação cognitiva, psicológica, social, interpessoal e familiar. Assim, para os dependentes com um comprometimento social e familiar acentuado, a CT Santa Carlota é uma ótima estratégia de adaptação progressiva no convívio social.

A próxima capacitação está marcada para maio, uma necessidade que todos os participantes apontaram, para um processo contínuo de formação e treinamento.

Participantes do 1º Treinamento de Tratamento para Transtorno por Uso de Substâncias (TUS)

Participantes do 1º Treinamento de Tratamento para Transtorno por Uso de Substâncias (TUS)