Técnica de Orientação à Realidade no Setor Estância

4 anos atrás - Bastidores

A reabilitação neuropsicológica constitui-se em um tratamento que tem como objetivo a melhora das capacidades cognitivas, emocionais, comportamentais e psicossociais, visando a manter e resgatar a qualidade de vida e a autonomia de pessoas acometidas por algum comprometimento cognitivo.

Para isso, diferentes técnicas foram desenvolvidas, dentre elas, a terapia de orientação à realidade (TOR). Esta é uma das técnicas utilizadas no setor Estância, uma das unidades de tratamento do Instituto Bairral de Psiquiatria, cuja psicóloga, Marisa Crivelaro Romão, realiza grupo específico em que trabalha estímulos cognitivos e também uma melhor estruturação do ambiente como estratégia compensatória do comprometimento cognitivo do paciente. Além da utilização de calendários, cartazes, fotos e relógios colocados estrategicamente no setor, a equipe providenciou uma cabine telefônica mais adaptada e facilitadora para este perfil de paciente.

Outra atividade nesse sentido ocorreu recentemente, quando os pacientes puderam participar de um passeio de reabilitação neuropsicológica e retiraram um livro na Biblioteca Municipal da cidade como forma de complementação ecológica e generalização do trabalho desenvolvido dentro do setor. Avalia-se, com isso, que os pacientes sentem-se mais inseridos em rotinas e atividades do dia-a-dia, trabalhando aspectos cognitivos, emocionais e comportamentais importantes para que sejam estimulados nesta fase da vida.

Passeio de reabilitação neuropsicológica e retiraram de livro na Biblioteca Municipal.

Passeio de reabilitação neuropsicológica e retiraram de livro na Biblioteca Municipal.

Biblioteca Municipal Itapira.

Biblioteca Municipal Itapira.

Cabine telefônica mais adaptada ao Setor Estância.

Cabine telefônica mais adaptada ao Setor Estância.