Foto: Createria

Simpósio Internacional Mente-Cérebro

5 anos atrás - Relacionamento Institucional, Simpósios

Ocorreu no dia 30 de abril, nas dependências do Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo, o Simpósio Internacional Mente-Cérebro. O evento foi promovido pelo NUPES – Núcleo de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e pelo Instituto de Psiquiatria (IPq) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Estiveram presentes, pelo Instituto Bairral, a médica psiquiatra Dra. Taís Moriyama, responsável pela cadeira de Psiquiatria do Desenvolvimento no programa de residência médica do Bairral e pelo Ambulatório de Saúde Mental do hospital, Maurício Landre, coordenador técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, e o Diretor Superintendente Nivaldo José Caliman. Marcaram presença, também, os nossos médicos-residentes Drs. Alexandre Portaro Tzermias e Leonardo Afonso dos Santos.

O Simpósio Mente-Cérebro teve como foco principal a procura de respostas sobre a essência da natureza humana. Vários pesquisadores nas áreas de psiquiatria, psicologia, filosofia e neurociência enveredaram por diferentes caminhos à procura de parâmetros confiáveis. A questão que vem intrigando a humanidade há séculos é se a mente e nossa personalidade seriam produtos do cérebro, resultados exclusivamente de processos físico-químicos, ou se existiria algo transcendente. Grandes estudiosos da área, como o Dr. Wilson Pollara, do HC-FMUSP, Prof. Saulo Freitas Araújo, da UFJF, Prof. Paulo Dalgalarrondo, da UNICAMP, Prof. Geraldo Bussato Filho, da FMUSP, e Prof. Mário Beauregard, da Universidade do Arizona (EUA), entre outros, abrilhantaram o evento.

O Simpósio é parte do projeto “Debate mente-cérebro na psiquiatria contemporânea”, financiado pela Universidade de Oxford (EUA) e promovido pelo NUPES, em parceria com o Departamento de Psiquiatria da USP.

Maurício Landre, coordenador técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, e o Diretor Superintendente Nivaldo José Caliman, presentes no Simpósio Internacional Mente-Cérebro.

Maurício Landre, coordenador técnico da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, e o Diretor Superintendente Nivaldo José Caliman, presentes no Simpósio Internacional Mente-Cérebro.