Saulo Gomes visita o Instituto Bairral

8 anos atrás - Notícias

Saulo Gomes, jornalista que se tornou famoso com reportagens produzidas para a extinta TV Tupi, esteve recentemente em nossa cidade cumprindo dois compromissos.

No dia 19 de abril foi homenageado pela Câmara Municipal de Itapira juntamente com figuras de destaque no movimento espírita nacional, ocasião em que recebeu o diploma “Chico Xavier – Um homem chamado Amor”. No dia seguinte visitou o Instituto Bairral, tendo percorrido vários dos nossos setores em companhia de dirigentes da instituição.

Saulo Gomes tem com o Bairral um vínculo histórico: em 13, 14 e 15 de novembro de 1967, acompanhado de sua equipe técnica, realizou aqui um trabalho jornalístico inédito, focalizando a Praxiterapia do hospital. A terapia ocupacional era um conceito novo e ainda pouco divulgado na época, e o pioneirismo do Instituto Bairral, implantando um enorme setor dedicado à finalidade, impressionou-o profundamente, daí resultando uma reportagem com uma hora e meia de duração exibida no horário nobre pela TV Tupi, a emissora que liderava a audiência na época.

Além da repercussão então alcançada, a vinda de Saulo Gomes ao Instituto Bairral em 1967 teve um desdobramento que marcou para sempre sua vida profissional. O Curador Legal da Fundação Espírita Américo Bairral, o promotor público Dr. José Carlos de Camargo Ferraz, que o acompanhou durante as filmagens e lhe forneceu informações importantes sobre o funcionamento da Praxiterapia, sugeriu-lhe que fosse a Uberaba (MG) para entrevistar o médium espírita Francisco Cândido Xavier e o focalizasse numa de suas reportagens. O repórter acolheu a ideia, mas passou bom tempo até que pudesse colocá-la em prática. Quando isso aconteceu, Saulo conseguiu que Chico Xavier se deslocasse à capital paulista para participar do “Pinga-Fogo” da TV Tupi, um programa de entrevistas que então fazia muito sucesso. A apresentação ocorreu ao vivo na noite de 28 de julho de 1971; prevista para durar uma hora, alcançou quase três, acabando por se constituir naquilo que muitos entendidos consideraram o acontecimento jornalístico do ano. O entusiasmo provocado foi tamanho que a TV Tupi trouxe Chico Xavier novamente a São Paulo em dezembro daquele ano para mais um “Pinga-Fogo”.

Desde então Saulo Gomes tem sido um grande divulgador do inesquecível médium de Uberaba. Recentemente, lançou pela Editora Intervidas, na condição de organizador, os livros “As Mães de Chico Xavier”, que reproduz comunicações psicografadas provenientes de jovens precocemente desencarnados, e “Pinga-Fogo com Chico Xavier”, que contém a íntegra das duas entrevistas concedidas pelo médium ao famoso programa.

Na visita ao Instituto Bairral o ilustre jornalista e repórter ofertou um exemplar de cada um dos dois livros à biblioteca do hospital.

 

Visita Saulo Gomes Bairral 1967

Saulo Gomes, à esquerda, na visita ao Instituto Bairral em 1967

 

Visita Saulo Gomes Bairral 2012

Saulo Gomes, o segundo da esquerda para a direita, em nova visita ao Instituto Bairral