“Saúde sexual e sexualidade no mundo contemporâneo“

5 anos atrás - Bastidores, Treinamentos e capacitações

Os alunos do curso de “Saúde sexual e sexualidade no mundo contemporâneo” tiveram seu último encontro no dia sete de dezembro. Este curso foi uma iniciativa do projeto Bairral.Edu e teve o apoio do Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral (CEPAB). Ao todo foram oito encontros semanais de 3 horas cada, com conteúdo variado versando sobre aspectos da orientação sexual, gênero, transexualidade, disfunção sexual, drogas e a sexualidade, HIV e AIDS, pornografia e educação sexual em diferentes fases da vida, entre outros.

O monitor Benedito Aparecido Romano, do espaço Girassol, comentou sobre o curso: “Foi muito bom pela descontração que pude sentir ao falar de um tema que não deveria ser tão impregnado de puritanismo e mitos como ainda é no meio da saúde mental”. O educador físico Bruno Pompeo B. da Silva, do setor Vivenda, relatou ter adorado a possibilidade de aprender se divertindo ao mesmo tempo. Já o enfermeiro Jonas Felipe Claudino, do setor Esplanada, disse que conseguiu com as aulas aproximar-se mais de outras questões do universo que envolve gênero e orientação sexual, os quais antes desconhecia. Para o coordenador de enfermagem José Alex Vicente, o mais tocante foi deparar-se e aproximar-se da realidade do sofrimento de crianças transexuais e de seus pais. A técnica de enfermagem Ivanilda Pavinato do Prado, do espaço Girassol, disse que o curso ajudou-a a ampliar horizontes e a respeitar ainda mais todo esse universo que envolve a sexualidade.

E, por fim, para a psiquiatra e educadora sexual Dra. Alessandra Diehl (do espaço Girassol), coordenadora do curso, esta foi uma oportunidade para ratificar que a sexualidade humana é realmente de uma riqueza inesgotável de possibilidades e de eterno aprendizado em todas as suas dimensões: psicológica, social, política, religiosa, biológica e jurídica. Para ela o aprendizado mais importante que tentou repassar aos alunos foi “saber que o ser humano, a sua sexualidade e o seu comportamento sexual muitas vezes não cabem numa caixinha de rótulos. Assim, o mais extraordinário de tudo é aprendermos e compreendermos que as diferenças existem para serem celebradas”.

Alunos do curso de “Saúde sexual e sexualidade no mundo contemporâneo”.

Alunos do curso de “Saúde sexual e sexualidade no mundo contemporâneo”.

Alunos do curso de “Saúde sexual e sexualidade no mundo contemporâneo”.

Alunos do curso de “Saúde sexual e sexualidade no mundo contemporâneo”.