Saúde Sexual e Dependência Química

7 anos atrás - Relacionamento Institucional

No dia 22 de junho estiveram reunidos no auditório do Instituto Bairral cerca de 90 pacientes dependentes químicos femininos e masculinos do 4.º andar do Prédio Central (SUS) e parte da equipe técnica dessa mesma ala para a realização de atividade terapêutica com palestra e discussão sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e HIV/AIDS.

A demanda para a realização desta atividade terapêutica surgiu a partir da crescente percepção da equipe de que a sexualidade, como parte integrante do processo de recuperação de dependentes químicos, segue ainda marginalizada, ou, mais que isso, invisível na maioria dos espaços de atenção destinados ao tratamento de usuários de álcool e outras drogas. Tabu, medo, preconceito, falta de informação adequada sobre a temática e principalmente falta de treinamento de profissionais da área da dependência química fazem com que este tema não esteja presente na agenda das programações de tratamento com dependentes químicos existentes em nosso país.

Após a exposição da Dra. Alessandra Diehl (médica psiquiatra assistente do 4.º andar masculino) sobre a temática, que enfatizou as principais formas de DSTs, com modos de aquisição e prevenção, assim como os mitos e verdades sobre o HIV/AIDS, a psicóloga Marjorye Alessandra Siqueira mediou perguntas e principais dúvidas dos pacientes, os quais participaram ativamente, com importante repercussão na mudança de paradigma do discurso da maior conscientização para a prática do sexo seguro e identificação de comportamentos sexuais de risco associados ao consumo de álcool e outras drogas.

Dra. Alessandra Diehl psiquiatra do Instituto Bairral ministrando sua palestra.

Dra. Alessandra Diehl psiquiatra do Instituto Bairral ministrando sua palestra.

Marjorye Siqueira (psicologa do Instituto Bairral) e Dra. Alessandra Diehl (médica psiquiatra do Instituto Bairral).

Marjorye Siqueira (psicologa do Instituto Bairral) e Dra. Alessandra Diehl (médica psiquiatra do Instituto Bairral).