Curso de Rotinas de Departamento Pessoal – Cálculos Trabalhistas

7 anos atrás - Treinamentos e capacitações

Luciana Pretti e Matheus Cardoso Balduco, funcionários do Departamento Pessoal do Instituto Bairral, frequentaram o curso “Rotinas de Departamento Pessoal – Cálculos trabalhistas”, promovido pela Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp) em 12 de agosto, na cidade de Araras (SP), com carga horária de oito horas, cujo instrutor foi Paulo César de Oliveira Júnior.

Destinado a profissionais da área de Departamento Pessoal e que lidam diretamente com ações trabalhistas e desenvolvem cálculos em sua rotina de trabalho, o curso abrangeu tópicos relacionados com os direitos do trabalhador e atualizou informes sobre retenções legais, tudo de uma forma lógica e sequencial, facilitando a absorção das informações pertinentes à área. Cálculos trabalhistas numa organização e operacionalização dos cálculos inerentes à dinâmica do Departamento Pessoal foram apresentados de modo prático e objetivo, destacando os cuidados que devem ser tomados para evitar problemas com fiscalização e reclamações trabalhistas decorrentes de procedimentos inadequados. O acompanhamento dos acordos, convenções e dissídios coletivos, as mudanças na legislação, os recolhimentos trabalhistas e previdenciários, as obrigações legais e os relatórios mensais e anuais gerados após o fechamento da folha de pagamento foram igualmente abordados.

O evento destacou também a melhor maneira de rever, planejar e implementar procedimentos nas rotinas de Departamento Pessoal, objetivando a redução do contencioso trabalhista da empresa. Enfatizou ainda a necessidade de se manterem atualizados os profissionais dessa área, assegurando uma visão exata de quanto é estratégico o seu papel.

Matheus Cardoso Balduco e Luciana Pretti, funcionários do Departamento Pessoal do Instituto Bairral

Matheus Cardoso Balduco e Luciana Pretti, funcionários do Departamento Pessoal do Instituto Bairral