Residência em psiquiatria

9 anos atrás - Notícias

No último dia 29 deu-se o início das atividades preparatórias para a Residência Médica do Instituto. Toda terça-feira pela manhã o corpo clínico estará se reunindo com os Drs. Marchetti e Gallucci seguindo uma programação diversificada. O objetivo principal é dotar os elementos do corpo clinico de habilidades referentes às atividades de ensino em psiquiatria,  favorecendo o desenvolvimento de uma cultura direcionada para o ensino, implantando padrões de atendimento e conduta compatíveis com as boas práticas clinicas, atualização do conhecimento assim como introduzir critérios para a mensuração e avaliação da qualidade da assistência.

Serão utilizados como métodos para atingir os objetivos propostos às aulas teóricas, seminários de temas clínicos, discussão estruturada de casos, supervisão de atendimento clinico,  avaliação e desenvolvimento de protocolos assistenciais e visitas de setores. Pretendemos  cumprir extensa programação enfocando desde aspectos gerais da pratica psiquiátrica, passando pelos diversos transtornos mentais e finalizando pelas especialidades.

Durante este ano uma série de índices da qualidade do atendimento serão monitorados no sentido de criarmos uma série histórica e servir de balizamento par avaliações futuras. São mais de 20 índices, tais como: freqüência de agitações psicomotoras, de tentativas de suicídio, de reinternações, de quedas, etc.

Paralelamente, o staff administrativo do hospital estará se reunindo com os professores para discutir as demais medidas da implantação do programa de residência.

Toda esta preparação mostra a seriedade com que o Bairral esta se preparando para este novo desafio.

A residência é vista por nós,  não somente como a possibilidade de transmitir conhecimento, mas também um instrumento valioso de melhora global do padrão da instituição.

Residência em psiquiatria

Atividades preparatórias para a residência médica

Residência em psiquiatria

Corpo clínico em preparação para a residência médica

AUTOR:

Dr. Ivan Ramos de Oliveira – Diretor técnico do Instituto Bairral