Reestruturação da Biblioteca

8 anos atrás - Bastidores, Eventos internos

O Instituto Bairral possui há muito tempo uma biblioteca com um vasto acervo de livros voltados principalmente para a área da saúde mental. Esse acervo foi organizado no tempo em que a rede mundial de computadores (internet) ainda não existia, tendo sido de grande valia como campo de estudo e fonte de pesquisas para os profissionais que exerciam seu trabalho no hospital.

Nos tempos atuais, com a evolução da informática e a criação da internet, essa biblioteca acabou se descaracterizando, e o seu espaço passou a ser utilizado para reuniões administrativas e setoriais que ocorrem semanalmente.

Com a chegada do Programa de Residência Médica, inaugurado em março deste ano, surgiu a necessidade da reativação deste importante recurso para cumprir sua finalidade principal, que é a de contribuir para o aperfeiçoamento do indivíduo, em seus aspectos educativos, culturais e sociais por intermédio dos livros. Assim sendo, iniciou-se um projeto de revitalização, centralizando-se ali todo o acervo de livros técnicos do hospital que estavam distribuídos nos seus diversos setores. Foram todos novamente catalogados e cadastrados num sistema totalmente informatizado, com programa exclusivo para esse fim. Agora, as pesquisas serão facilitadas pelo acesso aos títulos e autores mediante busca por palavras-chaves nos computadores instalados no próprio local.

A partir dessa reestruturação, a biblioteca atenderá a todo corpo técnico da instituição e demais funcionários. Paralelamente, está em curso um programa de atualização e enriquecimento do acervo.

 

Reestruturação da Biblioteca do Instituto Bairral

Funcionária cadastrando livros no sistema da biblioteca

 

Reestruturação da Biblioteca do Instituto Bairral

Parte do acervo de livros da biblioteca do Instituto Bairral