Programa de ensino de pós-graduação para médicos estrangeiros – Estágio internacional em psiquiatria

8 anos atrás - Notícias

O Instituto Bairral de Psiquiatria oferecerá já em 2013, estágio internacional em Psiquiatria, que faz parte do Programa de Ensino de Pós-Graduação para Médicos estrangeiros.

O Estágio terá a estrutura e duração idênticas às da Residência em Psiquiatria e tem como objetivo a formação de médicos estrangeiros com vistos temporários, que venham ao Brasil na condição de estudantes. O foco principal é contribuir para a formação em psiquiatria de médicos de países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, em particular os da África lusófona e os da América do Sul e Central.

A participação de médicos estrangeiros em programas de pós-graduação semelhantes a residências médicas é regulamentada pela resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) Nº  1832/2008. É também interessante ler as informações contidas no site do CREMESP (Conselho Regional de Medicina de São Paulo),  acessando www.cremesp.org.br .

Os médicos estrangeiros interessados devem entrar em contato com a Secretaria da Residência em Psiquiatria do Instituto Bairral de Psiquiatria, através do e-mail  residencia@bairral.com.br ou pelo telefone (19) 3863-9448.

Após o processo de seleção no Instituto Bairral de Psiquiatria, os médicos estrangeiros devem se inscrever no CREMESP, ou em alguma de suas regionais, de acordo com os trâmites expostos no site do CREMESP.

São necessários os seguintes documentos:

  • Cópia do diploma de médico acompanhada da respectiva tradução oficial (não necessária para diploma em português).
  • Cópia do certificado de proficiência na língua portuguesa CELPE-Bras, nível intermediário superior (não necessária para médico estrangeiro morador em país lusófono).
  • Declaração original expedida pelo Instituto Bairral de Psiquiatria, assinada pelo seu coordenador de Residência em Psiquiatria, que comprove que o médico estrangeiro foi submetido e aprovado em seleção para a vaga no programa de ensino de pós-graduação.
  • Cópia do documento que comprove a regularidade de seu “visto temporário” no país emitido pelo órgão competente.
  • 01 foto 3×4 recente com fundo branco. Não serão aceitas fotos com óculos escuros, chapéu ou adereços que dificultem a identificação do médico.
  • Documento que comprove a posse de recursos suficientes para manter-se no Brasil pelo tempo de estágio, visto que ele não poderá exercer atividade remunerada (documento que comprove que receberá bolsa de estudo pelo governo do país de origem, por exemplo).
  • Seguro internacional de saúde válido pelo período de estadia que cubra todo o território brasileiro.