Foto: Pablo Heimplatz

Prêmio “Embaixadores da Prevenção ao Uso de Drogas”

5 anos atrás - Notícias

Em 26 de junho de 2015, no auditório da Câmara Municipal de São Paulo (SP), foram entregues os prêmios “Embaixadores dos Esportes” e “Embaixadores da Prevenção ao Uso de Drogas” a diversos profissionais e projetos do Estado de São Paulo que atuam na área da promoção de saúde, resgate de cidadania, prevenção ao uso de álcool e drogas e reinserção social ligados ao tratamento e prevenção da dependência química. Entre os profissionais que receberam o diploma e a medalha de “Embaixador da Prevenção” estava a Dra. Alessandra Diehl, médica psiquiatra do Instituto Bairral de Psiquiatria e secretária da Associação Brasileira de Estudos sobre o Álcool e outras Drogas (ABEAD), a qual tem longa atuação na área da dependência química e recentemente lançou livro sobre a temática com o título “Prevenção ao uso de álcool e drogas: o que cada um de nós pode e deve fazer”. Segundo a Dra. Alessandra, “a importância deste prêmio reside na oportunidade de reconhecer pessoas que dedicam suas energias em atividades e projetos em prol da vida e da dignidade humana.

Celebrar a prevenção ao uso de álcool e outras drogas em um país cuja mentalidade curativa ainda é muito enraizada e cujas verbas orçamentárias são ínfimas é sobretudo um ato de coragem”. A premiação foi uma iniciativa do secretário e vereador Jean Madeira, da Secretaria dos Esportes e da Juventude da Prefeitura de São Paulo, e o cerimonial foi coordenado pelo Sr. José Florentino Santos Filho, da rede Natividade.

Entre outros premiados estavam o Padre Haroldo Rahn, fundador do Amor Exigente no Brasil; Herculano Anjos, da Biomédica, que atua na atenção à testagem de substâncias; Isabel Ferreira da Silva, que atua com a prevenção de tabaco no Estado de São Paulo; as psicólogas Neide Zanelatto, com larga atuação em terapias cognitivas comportamentais, e Neliana Buzi Figlie, que lançou o livro com a Dra. Alessandra Diehl e trabalha com entrevista motivacional e desenvolve vários projetos de prevenção, entre eles o já extinto CUIDA no Bairro Jardim Ângela; Sérgio Oliva Castilho, da GranHouse e da Faces e Vozes do Brasil; Projeto Cristolândia; Dona Mara Menezes, também do Amor Exigente; Central Única das Favelas (CUFA); Dr. Marcelo Ribeiro de Araújo, do CRATOD e da UNIFESP; e o pesquisador e psiquiatra Dr. Ronaldo Laranjeira, também da UNIFESP, entre muitos outros.

Sem título

Dra. Neliana Buzi Figlie da UNIFESP, Dra. Alessandra Diehl da FEAB e da ABEAB, Vereador Jean Madeira (SP), Dra. Neide Zanelatto (UNIFESP).