Foto: Neonbrand

Participação em Evento

6 anos atrás - Relacionamento Institucional

Marisa Crivelaro Romão, psicóloga do setor Estância do Instituto Bairral de Psiquiatria, participou de 5 a 9 de abril do IV Schizophrenia International Research Society Conference, ocorrido na cidade de Florença, Itália. Na ocasião, junto ao Prof. Dr. Mário Rodrigues Louzã Neto, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), apresentou sua pesquisa de mestrado intitulada: “O método Kumon para remediação cognitiva de portadores de esquizofrenia: um ensaio clínico randomizado, controlado com placebo”.

O evento ensejou a Marisa o encontro com importantes pesquisadores de todo o mundo, favorecendo sua atualização e troca de experiências. Dentre os profissionais de destaque presentes achavam-se o Prof. Dr. Akira Sawa (John Hopkins Schools of Medicine and Public Health), Prof. Dr. Michael Foster Green (Geffen School of Medicine at UCLA), Prof. Dr. Oliver Howes (Institute of Psichiatry /London), Prof.a Dra. Lynn E. Delisi (Harvard Medical School), Prof. Dr. Henry A. Nasrallah (American University of Beirut) e Prof.a Dra. Huda Akil (University of Michigan). Um dos pontos mais relevantes discutidos consistiu no foco dos serviços de saúde mental em relação aos prejuízos cognitivos e de funcionalidade provocados pelo uso medicamentoso contínuo em casos de esquizofrenia crônica, com valorização das reabilitações neuropsicológicas e trabalho com as famílias e cuidadores dos pacientes em decorrência da sobrecarga. A partir deste referencial diferentes propostas e abordagens têm sido desenvolvidas e sua eficácia testada.

Local do IV Schizophrenia International Research Society Conference, ocorrido na cidade de Florença, Itália.

Local do IV Schizophrenia International Research Society Conference, ocorrido na cidade de Florença, Itália.

Sem título1

Prof. Dr. Mário Rodrigues Louzã Neto, professor titular da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e Marisa Crivelaro Romão, psicóloga do Instituto Bairral.