Foto: Ethan Sykes

Novos horizontes no tratamento de transtornos psiquiátricos refratários

11 meses atrás - Treinamentos e capacitações

O Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral (Cepab) recebeu no dia 30 de julho a Dra. Maria Alice Ferragut, médica psiquiatra e radioterapeuta, para uma aula sobre os tratamentos neurocirúrgicos inovadores para transtornos mentais.

Ela relatou que as melhores evidências nessa área são para a cirurgia com o Gamma-Knife para os transtornos obsessivo-compulsivos (TOC). Trata-se de um aparelho considerado um dos mais modernos, eficientes e precisos no campo da radiocirurgia não invasiva, que possibilita um procedimento neurocirúrgico simples com o objetivo de causar necrose tecidual na área do cérebro com os circuitos correspondentes aos sintomas obsessivo-compulsivos. As taxas de resposta ao tratamento são boas, os efeitos adversos são geralmente brandos, mas só se indica esse tipo de procedimento nos casos de refratariedade a pelo menos três tratamentos anteriores, com doses adequadas e tempo suficiente de uso das medicações.

No futuro, a tendência é de que técnicas de neurocirurgia sejam naturalmente parte integrante dos algoritmos de tratamento para transtornos mentais refratários.

Dra. Maria Alice Ferragut e Dr. Elias Ajub, presidente do CEPAB.