Mudança de Vida – Sharon Seivert

5 anos atrás - Bastidores

No dia 5 de abril a Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota recebeu a visita de Sharon Seivert, acompanhada de Nivaldo José Caliman, Diretor Superintendente do Instituto Bairral, da médica psiquiatra Dra. Thaís Morayama, integrante da equipe técnica do hospital, e da tradutora Helena Leite.

Sharon Seivert é presidente da The Coreporation, Inc. (TCI), consultora estratégica, trabalha no desenvolvimento de líderes, formação de equipes, coaching executivo e treinamento de programas de treinadores desde empresas de diversos setores até organizações sem fins lucrativos. É autora de vários livros, dentre eles “O Ato de Equilíbrio: Dominando os Cinco Elementos de Sucesso na Vida”. Esteve envolvida num projeto em que auxiliava na recolocação de ex-detentos, também usuários de álcool e outras drogas, no mercado de trabalho. Ela complementa seu treinamento com técnicas que auxiliam as pessoas a conseguir se movimentar e vencer obstáculos.

Durante toda a manhã Sharon esteve presente na ala de convívio da CT, local onde são realizadas as reuniões, visitas e abordadas as temáticas na presença de todos os acolhidos e equipe.

Sharon foi recebida por todos com entusiasmo. Após as apresentações, foi realizada a cerimônia em que 16 badaladas são dadas pelo sino da CT em homenagem às mártires carmelitas, entre elas, Santa Carlota da Ressureição. A todo momento Helena e Thaís auxiliavam Sharon na compreensão das falas e da cerimônia que ali se realizava. A banda da CT, diante da também musicista Sharon, preparou-se para tocar uma música em sua homenagem, emocionando a todos os presentes.

Quando lhe foi dada a palavra, Sharon falou sobre a calorosa recepção. Expressou sua alegria em estar ali presente, dizendo que nunca havia sido recebida com tamanho carinho, o que a surpreendeu. Em aproximadamente uma hora e meia de conversa, falou sobre a decisão heroica daqueles homens de estarem ali a fim de se recuperar e mudar de vida. Repetiu diversas vezes a palavra “heróis”, enfatizando a importância da escolha de cada um, e respeitando a grande luta travada contra eles mesmos, mencionando também a necessidade do amor e a relevância da alma em tudo o que fazem.

Os acolhidos da CT fizeram perguntas que foram traduzidas para Sharon, o que possibilitou uma grande aproximação. Uma das perguntas que mais chamou a atenção foi relacionada ao medo de voltar a usar drogas. Sharon, com toda sua sensibilidade, falou sobre a técnica de meditação e respiração a fim de aliviar a sensação de inquietação e ansiedade. Foi surpreendida também por um acolhido que disse não querer perguntar nada, mas sim receber um abraço, o qual, obviamente, não foi negado.

Ao final, Sharon mostrou seu lado de musicista e cantou uma canção dedicada aos presentes que falava sobre motivação, emocionando a todos e recebendo o cumprimento pessoal de cada acolhido e cada membro da equipe.

Esperamos que esse “warmy welcome” (recepção calorosa) tenha atingido o coração da querida convidada, como atingiu o de todos aqueles que participaram. A Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota espera que Sharon possa retornar para uma futura visita cheia de abraços, de um modo bem caloroso, bem brasileiro!

Dra. Tais Silveira Morayama juntamente com Sharon Seivert, em visita a Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota.

Dra. Tais Silveira Morayama juntamente com Sharon Seivert, em visita a Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota.

Mauricio Landre (Coordenador Técnico Comunidade Terapeutica), juntamente com Nivaldo José Caliman (Diretor Superintendente do Instituto Bairral).

Mauricio Landre (Coordenador Técnico Comunidade Terapeutica), juntamente com Nivaldo José Caliman (Diretor Superintendente do Instituto Bairral).