Mensagem do Presidente

10 anos atrás - Notícias

Ao nos aproximarmos do final de mais um ano, e fazendo um retrospecto de nossa trajetória, não posso deixar de considerar, com imensa alegria, que tivemos durante 2010 mais um período extraordinário para a nossa instituição. De fato, muitos dos nossos anseios, acalentados há anos, estão se tornando realidade, citando, para ficar apenas em um exemplo, a criação da Residência Médica em Psiquiatria, já autorizada pelas autoridades competentes e que deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2011.

Além de todos os aperfeiçoamentos conseguidos ao longo deste ano, como parte da nossa constante busca pela excelência, que é a nossa marca, a nossa filosofia. Lembrando, contudo, como é óbvio, que excelência não é algo que se alcança, mas apenas algo que se busca, pois, como ocorre com tudo em nossa vida, quanto mais nos elevamos, mais amplos se descortinam os horizontes, permitindo-nos ver aquilo que antes não víamos.

Assim também acontece conosco, como instituição. Quanto mais crescemos e nos aperfeiçoamos, mais percebemos que ainda temos um caminho a percorrer, novas expectativas se abrem e maiores se tornam os desafios. E os desafios se tornam maiores porque já estamos num padrão elevado. Como é notório, quando se parte de um patamar baixo, qualquer avanço parece significativo, e fácil de ser obtido. Mas quando se parte de uma base já bastante elevada, os esforços para ir além se tornam significativamente mais difíceis.

O Instituto Bairral já é uma referência nacional em psiquiatria hospitalar. Dessa forma, aperfeiçoar o que já é bom é muito mais complicado. Mas esses são desafios que temos de enfrentar, para podermos crescer cada vez mais, cientes de que, num mundo competitivo como o atual,  quem não avançar acabará atropelado pelos que vêm atrás.

Quero aproveitar a oportunidade para apresentar a todos os nossos funcionários os sinceros agradecimentos do Conselho Diretor da Fundação pela dedicação, pela identificação da maioria com os nossos propósitos e objetivos, colaboração sem a qual não teríamos obtido os expressivos resultados que obtivemos neste e também nos anos anteriores.

Afirmo convictamente que encaro o futuro com otimismo. Estou certo de que conseguiremos manter a nossa casa no rumo certo, para que ela cumpra cada vez melhor o seu objetivo de se constituir em posto de socorro para os nossos irmãos atingidos por essa difícil prova que é a doença mental. E certos de que Jesus não nos desamparará se procurarmos aliar a maior competência técnica com o mais puro espírito de fraternidade, pois estaremos nos transformando, ainda que modestamente, em instrumento da sua misericórdia, na medida em que possamos minorar os sofrimentos e as angústias das pessoas colocadas na condição de necessitadas do nosso auxílio.

Isso tudo sem descurar do bem-estar dos nossos funcionários, objeto também de nossa preocupação. Apesar das limitações e das incertezas decorrentes da atuação do Poder Público, que nem sempre se posiciona ao nosso lado, procuramos e vamos continuar procurando oferecer o máximo de benefício aos nossos servidores, para termos, assim, um ambiente de trabalho acolhedor, no qual as pessoas se sintam bem e possam trabalhar com satisfação.

Encerro desejando a todos um Feliz Natal e um Ano Novo pleno de realizações, com muita paz, saúde e amor.

Alberto Luís de Mello Rosatto

Presidente do Conselho Diretor