Mega-Artesanal: possibilidade de novos recursos para T.O. no Instituto Bairral

9 anos atrás - Notícias, Relacionamento Institucional

A Terapia Ocupacional é uma ciência na qual se processam a análise e a aplicabilidade da atividade humana, objetivando a prevenção e/ou adaptação do homem nas relações consigo mesmo e com o mundo. É, portanto, uma forma de tratar que envolve ativamente o indivíduo numa relação terapêutica com o seu fazer.

A Terapia Ocupacional em saúde mental visa restabelecer estruturas funcionais e cognitivas do indivíduo que apresenta desorganização interna e externa, por meio de uma tríade entre terapeuta – paciente – atividade.

“A atividade é vida, é projeção de todo um pensar envolvido pela liberdade, pela intencionalidade e vontade de ser.” FRANCISCO (2002)

A ATIVIDADE é uma forma de estabelecer uma relação triádica, podendo projetar a transformação de conteúdos internos em material externo. A atividade não só envolve os materiais e ferramentas utilizados, mas também o ambiente, as relações, as percepções, as habilidades, os sentimentos, o grau de instrução, a cultura na qual o indivíduo está inserido, enfim, a relação cotidiana que o homem estabelece com o mundo.

Entendemos que ser Terapeuta Ocupacional é saber lidar com todas as possibilidades e diversidades de expressão humana, já que todas as pessoas fazem parte de um determinado contexto e seria um contra-senso não considerá-la dessa forma.

É importante identificar as características do meio a que o indivíduo pertence, a funcionalidade ocupacional, tanto nos aspectos que dificultam a realização de determinadas tarefas, como na verificação deste conseguir, obter, ou não, novas aquisições no decorrer da atividade.

A atividade age transportando o indivíduo para outro momento de sua vida, permitindo relacionar experiências objetivas com as subjetivas.

A Terapia Ocupacional no Instituto Bairral possibilita a livre escolha do paciente de um determinado tipo de atividade com a qual se identifica.

Com o passar do tempo e a aparente melhora do quadro, esta atividade pode se alterar em sua complexidade, já que o paciente apresenta-se cognitivamente mais organizado e conectado aos fatores externos.

Esta modificação pode ser feita a partir da intervenção da T.O., do meio externo e/ou interno, ou seja, de acordo com as reais necessidades daquele momento, já que o próprio paciente pode sentir-se motivado para novos desafios.

Visando a atualização de atividades e a introdução de novas técnicas, o Instituto Bairral de Psiquiatria proporciona anualmente a participação das Terapeutas Ocupacionais na Mega-Artesanal, evento que ocorre em São Paulo (SP).

Pela disponibilidade de materiais e técnicas, a feira proporciona novos recursos possíveis de serem adaptados à nossa vivência e necessidades do público alvo.

Terapeutas Ocupacionais do Instituto Bairral

Terapeutas Ocupacionais do Instituto Bairral na Mega-Artesanal em São Paulo

Terapeutas Ocupacionais do Instituto Bairral

Terapeutas Ocupacionais do Instituto Bairral na Mega-Artesanal