Médicos-Residentes do Bairral concorrerão a prêmio

5 anos atrás - Bastidores, Notícias, Relacionamento Institucional

Com o tema “Eletroconvulsoterapia: mitos e verdades”, os médicos-residentes do segundo ano de Psiquiatria do Instituto Bairral foram selecionados para participar da final da II Mostra Competitiva de Vídeos do XXXIII Congresso Brasileiro de Psiquiatria promovido pela Associação Brasileira de Psiquiatria, que será realizado de 4 a 7 de novembro p.f. em Florianópolis (SC).

A ideia de fazer um documentário sobre a eletroconvulsoterapia surgiu de uma conversa informal dos médicos-residentes com a psiquiatra e preceptora da Residência Médica do Instituto Bairral, Dra. Viviane Franco, que os incentivou a participar da competição tentando levar um tema que pudesse ser ao mesmo tempo relevante do ponto de vista científico e que tivesse um alcance social em desmistificar o procedimento da eletroconvulsoterapia, visto que ainda nos dias atuais esta ferramenta tão útil no arsenal terapêutico da psiquiatria sofre de preconceito e desinformação, sendo muitas vezes retratada pela mídia como “um método de tortura” e “agressivo” para os portadores de doença mental grave.

Participaram da elaboração a Dra. Érica Maia, que cuidou da direção do filme e da pesquisa do tema, a Dra. Anita Fonseca, roteirista, o Dr. Rafael Mairinque, redator do texto, e os Drs. Aldo Casarotto, Iuri Barbieri Dominici e Murilo Galvão, que cuidaram da edição do vídeo. Para a R2 Érica Maia, “o vídeo tem por finalidade atingir o púbico leigo e não o especialista da área; além disso, acredito ser esta uma excelente oportunidade para divulgar um importante instrumento terapêutico da Psiquiatria que segue sofrendo com inverdades e descrédito”. Os funcionários do Bairral parabenizam os médicos-residentes do segundo ano pela iniciativa, desejam-lhes boa sorte e que voltem com o prêmio para esta casa!

Médicos Residentes do Instituto Bairral

Médicos Residentes do Instituto Bairral