Foto: Britt Gaiser

Médicos R-1 do Bairral participam de evento internacional na UNIFESP

5 anos atrás - Bastidores, Relacionamento Institucional, Simpósios

No dia 1.° de fevereiro os médicos-residentes do primeiro ano de psiquiatria do Instituto Bairral participaram, juntamente com a médica psiquiatra Dra. Alessandra Diehl, preceptora da residência e médica assistente do 4.° andar da Seção Masculina (Prédio Central – Pacientes SUS), do evento internacional intitulado “Meeting on Brazilian studies related to ICD-11 Mental and Behaviour Disorders: Brazilian and International Researchers and Post- Graduate Students”, realizado no Auditório Leitão da Cunha da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), na capital paulista. O encontro teve como principal chair o psiquiatra Dr. Jair de Jesus Mari, do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, e contou com a participação de pesquisadores de várias capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre) e de outros países, como México, Líbano, Estados Unidos, Canadá, Nigéria, Cuba, Chile e Espanha, os quais vieram ao Brasil para apresentar dados preliminares de estudos de campo sobre as propostas da CID-11 relacionados aos transtornos mentais e comportamentais.

Entre os destaques do evento esteve a apresentação da Dra. Sarah Morris sobre as razões para a utilização também de futuras nosologias psiquiátricas captadas pelo Research Domain Criteria (RDoc), o qual vem sendo desenvolvido principalmente pelo U.S.National Institute of Mental Health (NIMH) com o objetivo de propor novas maneiras de classificar as doenças mentais com base em dimensões do comportamento e medidas neurobiológicas, com a finalidade de promover maior confiabilidade aos diagnósticos em psiquiatria, visto que ainda existe uma baixa concordância entre os profissionais da área. Também merecem realce os estudos em atenção primária desenvolvidos na América Latina, bem como sobre transtornos alimentares, saúde sexual e condições relacionadas e do espectro autista, evidenciando a necessidade de ampliação de estudos clínicos em todas essas áreas a fim de aperfeiçoar o diagnóstico e, sobretudo, promover maior acesso a diagnóstico e subsequente tratamento daqueles indivíduos afetados e preferencialmente de forma mais precoce.

Os residentes do Bairral relataram que a experiência dessa participação foi extremamente valiosa, pois receberam atualizações dos temas mencionados que tendem a reverter em melhor diagnóstico para seus pacientes na prática clínica; e mencionaram também como foi valiosa a oportunidade de estar em contato com pesquisadores renomados, abrindo novos caminhos para jovens pesquisadores ampliarem sua atuação científica.

Na foto: R1 Dr. Leonardo Afonso Santos, R1 Dr. Alfredo Piacentin, Dr. Geoffrey Reed, Dr. Jair de Jesus Mari, Dra. Alessandra Diehl, R1 Dra. Maria Elisa Bezerra e R1 Dr. Alexandre Tzermias.

Na foto: R1 Dr. Leonardo Afonso Santos, R1 Dr. Alfredo Piacentin, Dr. Geoffrey Reed, Dr. Jair de Jesus Mari, Dra. Alessandra Diehl, R1 Dra. Maria Elisa Bezerra e R1 Dr. Alexandre Tzermias.