Maycon Duzo, atleta do Instituto Bairral, participa da Corrida da Lua 2014

7 anos atrás - Relacionamento Institucional

O atleta itapirense Maycon Moisés Duzo participou, no último dia 22 de fevereiro, da 18ª Corrida da Lua na cidade de Campinas (SP), na prova dos 10 km. O atleta, que é patrocinado pelo Instituto Bairral de Psiquiatria e treinado por Daniele R. Colosso Craveiro, professora de Educação Física do hospital, ficou em 22º lugar na classificação geral dentre os 884 inscritos, a 8 minutos do 1º colocado. Na sua categoria, de18 a 29 anos, Maycon ficou em 1º lugar.

A Corrida da Lua, em Campinas, faz parte do calendário de corridas de rua e ficou famosa por ser disputada à noite e ao redor da lagoa do Taquaral. Este ano a prova contou com mais de 7.000 inscritos, entre profissionais e amadores.

Maycon é fruto de um projeto idealizado pelo Coordenador da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, Maurício Landre, com todo apoio da diretoria do Instituto Bairral. Este projeto têm o esporte como um grande aliado na continuação do tratamento e na reabilitação do dependente químico.  Pioneiro e inovador, é mais uma iniciativa do Instituto Bairral para promover a reabilitação e a reinserção social de dependentes de substâncias psicoativas, proporcionando oportunidades de realização dos sonhos e a certeza de que a confiança e a esperança são diferenciais no desenvolvimento da autoestima e no amor. O compromisso da instituição com a oferta de excelência em tudo o que faz vem contribuindo para o resgate de muitas vidas, que hoje ocupam cargos variados no mercado de trabalho.

Disse a prof.a Daniele: “o resultado do Maycon me deixou  surpresa e entusiasmada, pois praticamente não tivemos tempo suficiente para treinar, e ele mostrou que força de vontade, determinação e dom fazem a diferença”.

Maycon passou por um processo de reabilitação psicossocial na Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, iniciativa público-privada da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo e do Instituto Bairral, e na etapa em que agora se encontra vem gradualmente assumindo suas atividades sociais, dentre elas o esporte amador e profissional, os estudos e o retorno ao convívio social e familiar, vivendo este momento na República Esperança, outra iniciativa do Bairral para pessoas que passaram por um processo de reabilitação e atualmente necessitam de um espaço que auxilie no retorno às atividades sociais e laborais, além do reforço nos vínculos familiares.

“Não temos dúvida que Maycon vai evoluir no esporte e encontrar o espaço, as condições e a realização de seu grande sonho, que é praticar o esporte e ser feliz”, disse Maurício Landre.

“Eu estou muito feliz, agradeço a Deus e ao Bairral essa oportunidade que vem me dando, e desejo mostrar às pessoas que têm problemas com drogas que é possível dar a volta por cima quando se acredita nos sonhos, busca e encontra parceiros e amigos que te ajudam a perseverar para realizar seus sonhos”, disse Maycon.

Maycon Duzo e Daniele R. Colosso Craveiro.

Maycon Duzo e Daniele R. Colosso Craveiro.

Maycon Duzo e Daniele R. Colosso Craveiro.

Maycon Duzo e Daniele R. Colosso Craveiro.

Maycon Duzo.

Maycon Duzo.