Jogos de Outono – 2016

4 anos atrás - Bastidores

No período de 17 a 20 de maio foram realizados os Jogos de Outono do Instituto Bairral de Psiquiatria, com a participação de diversos setores do hospital.  Esses jogos constituem uma tradição de décadas para comemorar a estação do ano de mesmo nome, quando as temperaturas ficam mais amenas e, portanto, mais propícias à prática esportiva ao ar livre. Leva-se em conta também a utilização das atividades esportivas para promover o bem-estar físico e mental dos pacientes, bem como aumentar a integração e amizade entre os mesmos e todos que convivem dentro da instituição.

Os pacientes inscritos foram divididos em quatro equipes de quatro cores diferentes, cada uma representando um país: Bandeira Amarela (Brasil), Bandeira Azul (Itália), Bandeira Laranja (Holanda) e Bandeira Vermelha (Espanha), sendo que em cada uma delas foram integrados pacientes originários de todos os setores participantes, proporcionando-lhes uma maior interação.

As atividades dos jogos tiveram início no dia 17 com o cerimonial olímpico de abertura na quadra da Praxiterapia Lúmen, compreendendo a entrada das bandeiras, hasteamento dos pavilhões nacional e olímpico ao som do Hino Nacional, cerimônia do fogo simbólico e juramento do atleta, com a participação dos próprios pacientes.

Como primeira atividade, logo após a cerimônia de abertura, ocorreu um bingo com a participação de todos os inscritos, oferecendo momentos de confraternização. Durante toda a semana tiveram lugar as modalidades de futebol, queimada, dominó e algumas provas de gincana, tais como batata quente (com a participação simultânea de quase 100 pacientes), dança das cadeiras e o lance livre. Devido ao mau tempo algumas modalidades foram canceladas, sem que isso diminuísse o brilho do evento. Ao serem encerradas as últimas atividades, todos os pacientes receberam como lembrança um diploma de Honra ao Mérito. Ao som do Hino Olímpico, foi extinto o fogo simbólico e arriada a bandeira olímpica.

A coordenadora do setor de Educação Física do Instituto Bairral, Prof.ª Daniele Colosso Craveiro, agradece a todos que colaboraram com a organização e execução do evento: os setores de Educação Física, Terapia Ocupacional, Psicologia, Assistência Social e Enfermagem, bem como os monitores de atividades. Sem todos esses setores trabalhando juntos não seria possível alcançar o sucesso obtido. E que venham as Olimpíadas internas do Bairral, no mês de setembro, comemorando o final do inverno e a chegada da primavera, a estação das flores!

Jogos de Outono do Instituto Bairral de Psiquiatria

Jogos de Outono do Instituto Bairral de Psiquiatria

Jogos de Outono do Instituto Bairral de Psiquiatria

Jogos de Outono do Instituto Bairral de Psiquiatria