Jogos de Outono 2013

8 anos atrás - Bastidores, Notícias, Eventos internos

Comemorando a entrada da estação, o Instituto Bairral de Psiquiatria realizou a edição 2013 dos Jogos de Outono, com a participação de aproximadamente 250 pacientes, envolvendo praticamente todas as unidades de internação do hospital. As atividades, desenvolvidas de 22 a 26 de abril, foram programadas pelos quatro professores de educação física da instituição: Daniel Monfredini, Dênis Mistrelo José Renato Gomes Ferreira e Wagnalia Garcia.

Com os lemas “Disciplina, atividade física, integração, amizade e cooperação”, as competições transcorreram na mais perfeita ordem, com todos empenhados em representar bem a sua bandeira (equipe). Os pacientes foram divididos em três equipes de três cores diferentes, independentemente do seu setor de origem, e tiveram a oportunidade de participar de várias atividades, como gincana esportiva e cooperativa (com provas que elucidavam a importância do trabalho em equipe e do respeito às diferenças), futebol, queimada, dominó de duplas, painel cultural (gincana de conhecimentos gerais) e “Qual é a música?” (gincana de conhecimentos musicais).

Foi uma semana diferenciada, de muita alegria e descontração, em que os pacientes tiveram a oportunidade de se confraternizar por meio do esporte, deixando transparecer o que cada um tem de mais saudável, e também de poder lidar com suas frustrações de maneira respeitosa e terapêutica.

Momentos como esse, de quebra da rotina e trabalho dirigido, principalmente para os pacientes de longa permanência, são fundamentais para o prazer e bem estar, a melhora do humor e a saúde de todos, refletindo numa maior adesão ao tratamento. Mais uma vez foram alcançados resultados satisfatórios, com repercussão em reuniões de equipe e comentários dos nossos pacientes.

Os quatro professores de educação física expressam sinceros agradecimentos pela colaboração de toda a equipe de profissionais envolvida no evento: terapeutas ocupacionais, enfermagem e monitores de atividades.

No segundo semestre teremos a realização da Olimpíada Interna, que celebrará sua 38.ª edição, dando continuidade à tradição.

Professores de educação fisíca José Renato e Daniel Monfredini do Instituto Bairral

Professores de educação física José Renato e Daniel Monfredini do Instituto Bairral

Professores de educação fisíca Wagnalia e Denis do Instituto Bairral

Professores de educação física Wagnalia e Denis do Instituto Bairral