Instituto Bairral realizou a 4ª Campanha de Saúde Bucal

8 anos atrás - Eventos internos, Treinamentos e capacitações

Tendo como tema “Boca Cuidada é Saúde em Alta“, o Instituto Bairral de Psiquiatria realizou, no dia 19 de dezembro, sua 4ª Campanha de Saúde Bucal, destinada a todos os seus funcionários.

O evento apresentou duas palestras no auditório do hospital, às 10h30 e às 12h30, nas quais foram entregues kits de higienização bucal para todos os participantes (contendo escova de dente, fio dental e pasta de dente) e folhetos explicativos relacionados ao tema. No dia 20, no período da tarde, o consultório odontológico da instituição ficou à disposição dos funcionários para que pudessem realizar consultas de avaliação bucal.

De acordo com o cirurgião-dentista do Instituto Bairral, Antônio Carlos Crivelaro, que ministrou as palestras, sempre que são realizados eventos dessa natureza aumenta sensivelmente a procura dos funcionários pelo seu serviço odontológico, pois o participante se conscientiza de que o dentista deve ser visitado não apenas em casos de urgências, mas também como medida preventiva para que as principais doenças bucais, cárie e doença periodontal não se instalem.

As palestras do dia 19, na avaliação de Crivelaro, foram mais além do que simplesmente abordar o tema das doenças bucais. Depois de mostrar a importância da boca em questões de sociabilidade, afetividade e de sua função quando se fuma e se ingerem bebidas alcoólicas, enfatizaram, também, que existe uma estreita relação entre as doenças bucais e as de ordem geral, agravando-as ou mesmo induzindo-as. “Hoje, de acordo com as pesquisas, pessoas com doenças de gengivas são mais propensas a ter infartos do miocárdio, derrame cerebral e agravamento das doenças respiratórias; as doenças da boca também agravam o diabetes e são capazes de provocar partos prematuros. A obesidade, que vem aumentando no mundo todo devido ao consumo exagerado de alimentos industrializados, além de ser fator de risco para as doenças crônicas (hipertensão, diabetes e colesterol), também colabora para o agravamento das doenças gengivais. Portanto, nosso objetivo nesta Campanha de Saúde Bucal foi deixar bem claro que aquele velho ditado – “a saúde começa pela boca” – é uma realidade inquestionável, e que quando uma pessoa realiza tratamento dentário, além de adquirir saúde bucal, também evita que doenças, muitas vezes sérias, apareçam em diferentes partes do organismo”, concluiu o dentista do Instituto Bairral.

Palestra “Boca Cuidada é Saúde em Alta”

Palestra “Boca Cuidada é Saúde em Alta”

Dr. Crivelaro durante a palestra

Dr. Crivelaro durante a palestra

Funcionários presentes durante a palestra

Funcionários presentes durante a palestra

Funcionários presentes durante a palestra

Funcionários presentes durante a palestra