
Educador Físico do Instituto Bezerra de Menezes visita o Bairral
O prof. Jefferson dos Santos, educador físico do Instituto Bezerra de Menezes, da cidade de Espírito […]
A Comunidade Terapêutica Rural (CT) Santa Carlota, unidade do Instituto Bairral para acolhimento e tratamento de pessoas com Transtorno por Uso de Substâncias (TUS), pôs em funcionamento no dia 5 de março 10 computadores para que seus acolhidos possam acessar as redes sociais, e-mails e realizar pesquisas e trabalhos.
O coordenador técnico da CT, Maurício Landre, informa-nos que a referida unidade é pioneira em diversas frentes de atividades e recursos terapêuticos, e com essa nova ferramenta de acesso e empoderamento dos acolhidos a CT inova e soluciona questões como contato com familiares, busca por oportunidades, pesquisas sobre a profissão, trabalho e assuntos diversos de interesse de cada acolhido.
Além de uma infraestrutura que busca cobrir todas as necessidades da comunidade, como ambiente social, divisão das casas por tempo e progresso no tratamento, tratamento de esgoto, gerador de energia automatizado, informatização, atendimento clínico e psiquiátrico, psicologia e enfermagem, a CT Santa Carlota conta com um “menu” de ferramentas e atividades para cada perfil de usuário na busca por uma nova oportunidade e maneira de viver, dentre elas:
A par de tais características, a força motriz dessa grande comunidade funcional é a atuação da equipe, desde a cozinha até a saúde mental, um trabalho transdisciplinar que encontra na unidade o funcionamento ideal entre os setores e entre a força humana e a estrutura organizacional.
Com todo esse esforço para atender os acolhidos, os números do programa da CT Santa Carlota superam a média brasileira e mundial, com taxas de adesão oscilando entre 55 e 70% e taxa de ocupação anual de 97% (2019).
Maurício Landre enfatiza: “Caminhamos antenados no que há de mais inovador, moderno e efetivo para o tratamento de pessoas com TUS, e isso é o que produz uma efetividade e motivação da equipe.”
O prof. Jefferson dos Santos, educador físico do Instituto Bezerra de Menezes, da cidade de Espírito […]
Seguindo todas as medidas de prevenção recomendadas em face da pandemia, foram retomados os treinamentos da […]
O Setor de Recursos Humanos realizou em 23 de novembro um encontro de líderes do Bairral […]
No período de 2 a 6 de novembro foi realizada a Semana Interna de Prevenção de […]