II Fórum de Enfermagem

9 anos atrás - Eventos internos, Treinamentos e capacitações

No dia 7 de outubro p.p. o Instituto Bairral esteve presente no II Fórum de Enfermagem promovido pelo Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP) e levado a efeito no Centro de Convenções Anhembi, na capital paulista, cujo tema central foi “Boas práticas em saúde no Brasil”. Representaram a instituição os enfermeiros José Alex Vicente, Maria Teresa Aricetti Stringuetti, Mauro Fleury de Toledo e Tamara Silvestrin Rogato Bayod.

O evento compreendeu vários simpósios satélites, expo-enfermagem e diversas palestras, apresentadas por renomados profissionais. Abaixo, alguns dos temas abordados:

  • Cuidados iniciais na organização e atendimento ao desastre – Sobre como deve ser o atendimento frente a uma situação de desastre, incluindo a prevenção, preparação, resposta e recuperação.
  • Avaliação e tratamento de feridas – A cargo da enfermeira Mônica de Antar Gambá, docente da Unifesp, que discorreu sobre como devem ser a avaliação e o tratamento de uma ferida, começando na UBS (Unidade Básica de Saúde) até possível hospitalização do paciente. Ressaltou a importância do tratamento integral do paciente e lembrou que tratamos “pessoas com feridas” e não “feridas com pessoas”.
  • Cuidados paliativos na saúde do idoso (mais de 60 anos) – As principais morbidades: infarto, neoplasias, e DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). Como deve ser o tratamento dado a esses pacientes, não esquecendo do “respeito à autonomia do indivíduo” e colocando a família como parte da equipe.
  • Saúde da criança, tendo como principal morbidade as neoplasias – Mostrou como é importante a presença dos pais no tratamento, identificando entre eles um cuidador. É de grande valia que a equipe acompanhe esses pais até dois anos após a doença da criança, oferecendo todo apoio psicológico necessário.
  • Saúde do adulto, tendo como principal morbidade a ICC (insuficiência cardíaca congestiva) – Na hospitalização devem ser aliviados os sintomas, realizando-se uma comunicação clara e respeitosa e lembrando do cuidado com a família.
Fórum de Enfermagem

José Alex Vicente, Maria Teresa Aricetti Stringuetti, Tamara Silvestrin R. Bayod e Mauro Fleury de Toledo, enfermeiros do Instituto Bairral