II Encontro sobre terapia cognitivo-comportamental do CETEPEA

8 anos atrás - Treinamentos e capacitações

No dia 20 de outubro realizou-se em Atibaia (SP) o II Encontro sobre Terapia Cognitivo- Comportamental promovido pelo Centro de Técnicas Terapêuticas e Preventivas de Atibaia (Cetepea). O Instituto Bairral esteve lá representado pelas psicólogas Marina Caversan de Oliveira,  Marjorye Alessandra Siqueira e Priscila Jacheta Lauri.

O tema principal do encontro foi a terapia cognitivo-comportamental aplicada à dependência química, que ensejou a discussão de tópicos como bases biológicas da dependência química, avaliação global do uso, abuso ou dependência, substâncias diversas e sua ação, panorama das drogas e terapia cognitivo-comportamental no tratamento de drogas.

Foram citadas experiências de sucesso, como o caso da cidade de Diadema, na Grande São Paulo, onde uma redução do índice de homicídios e violência se tornou possível graças à adoção de políticas públicas adequadas, como o fechamento dos bares após as 23 horas.

Foram abordados também os fatores de risco e fatores de proteção, crenças disfuncionais, prejuízos cognitivos (dano cerebral), critérios básicos para a organização de um tratamento para dependência química apropriado, necessidade de capacitação de profissionais, etc. A expositora do evento, psicóloga Maria de Fátima Abreu Rato Padin, ressaltou que para o cuidado de uma doença complexa e crônica não existe uma forma única de tratamento eficaz, mas sim diversas modalidades, sendo a internação umas das intervenções eficientes.

As três psicólogas avaliaram o encontro como enriquecedor, já que foram examinados temas atuais, como, por exemplo, um levantamento recente sobre o uso de drogas no Brasil que produziu dados fidedignos e esclarecedores sobre os prejuízos de uma eventual legalização da maconha, e pelo qual 75% da população desaprova a ideia – dado que não costuma ser divulgado pela mídia.

Palestra terapia cognitivo-comportamental

Psicólogas do Instituto Bairral presentes no evento

Palestra terapia cognitivo-comportamental

Priscila Jacheta Lauri, Marina Caversan de Oliveira, Maria de Fátima Abreu Rato Padin (expositora do evento) e Marjorye Alessandra Siqueira