II ciclo de atualização técnica

8 anos atrás - Treinamentos e capacitações

No período de 13 a 17 de agosto de 2012 ocorreu no Centro de Educação Continuada do Instituto Bairral de Psiquiatria o II Ciclo de Atualização Técnica que teve renomados palestrantes na área para as seguintes equipes: Assistente Social, Enfermagem, Psicologia e Terapia Ocupacional.

No dia 13/08 o setor de serviço social recebeu a palestrante Ermelinda Maria Bueno, Assistente Social, especialista em trabalhos comunitários e interdisciplinaridade, especialista em violência doméstica contra criança e adolescentes, Mestranda em Gerontologia, Docente da Faculdade Serviço Social da Faculdade Santa Lúcia na graduação e pós-graduação. A palestrante abordou “Família na Atualidade”, tema este solicitado pela equipe de Serviço Social, tendo em vista a capacitação e atualização das funcionárias em relação ao tema família, que apresenta grandes desafios no desenvolvimento da prática profissional do Assistente Social.

No dia 14/08 o setor de enfermagem contou com a presença da conceituada professora Maria Lúcia Alves Pereira Cardoso, Enfermeira, Doutoranda da UNIFESP, Mestre em Ciências, MBA em Gestão de Saúde, especialista em gerenciamento de serviços de enfermagem, Gerente de Enfermagem do Hospital São Camilo – Unidade Pompéia.  O tema central da palestra foi “Liderança Coaching”, que ressaltou a necessidade de uma nova filosofia de gestão de pessoas, na qual as regras anteriores sejam flexibilizadas, os objetivos organizacionais sejam compartilhados e o trabalho em equipe seja incentivado. Tudo isso leva ao desenvolvimento de talentos e a construção de uma nova cultura de enfermagem.   Foi discutido o papel do líder e suas diferentes características pessoais, enfatizando-se o uso do feedback como uma ferramenta essencial no desenvolvimento da equipe e conseqüente melhora da qualidade da assistência de enfermagem.  Concluindo, falou-se da “Liderança Coaching” como um processo facilitador do aprendizado e do desenvolvimento das pessoas, no qual o enfermeiro assume o papel do educador.

No dia 16/08 o setor de psicologia participou da palestra com a psiquiatra Maria Odila B. de Lima, formada em psicodrama e psicologia analítica que apresentou o tema “Supervisão em Psicoterapia na Residência Médica”. A palestrante expõe relatos de sua prática profissional na Residência da USP, além de todo um embasamento teórico que sustenta sua atuação.  As psicólogas puderam esclarecer dúvidas com a palestrante, que se mostrou bastante disponível, aberta e com bastante experiência como supervisora. Foi possível fazer um paralelo com a supervisão em psicoterapia já realizada na Residência do Instituto Bairral, elaborar temas a serem abordados com os residentes no decorrer dos 3 anos, além de idéias e embasamento para qualificar ainda mais a atuação profissional.

No dia 17/08 no setor de terapia ocupacional foi proferida a palestra “Processos de Alta e Mensuração do Trabalho da Terapia Ocupacional” ministrada por Júnia J. Rjeille Cordeiro, Terapeuta Ocupacional, graduada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Mestre em Ciências pela UNIFESP e MBA em Gestão de Saúde pelo Insper. No encontro foi possível falar sobre os diferentes perfis diagnósticos e relacionar com as diversas atividades utilizadas. Houve a discussão correlacionando a rotina pós-alta com a lista de desempenho de papéis ocupacionais  e discutida a importância do paciente se sentir assistido e acompanhado em seu cotidiano após a alta. Também se abordou a relevância de mensurar, qualificar e quantificar o trabalho desenvolvido. Foram apresentadas planilhas, exercícios de banco de dados com amostra de avaliações de casos da Instituição.

A semana foi produtiva, proporcionou momentos ricos de troca de experiências e atualização profissional. Este foi mais um evento do Bairral voltado para a capacitação de seus profissionais, que são peças fundamentais na busca pela excelência em psiquiatria hospitalar.

Ermelinda Maria Bueno e equipe de serviço social do Instituto Bairral

Ermelinda Maria Bueno e equipe de serviço social do Instituto Bairral

Maria Lúcia A. P. Cardoso e equipe de enfermagem do Instituto Bairral

Maria Lúcia A. P. Cardoso e equipe de enfermagem do Instituto Bairral

Maria Odila B. de Lima e equipe de psicologia do Instituto Bairral

Maria Odila B. de Lima e equipe de psicologia do Instituto Bairral

Júnia J. Rjeille Cordeiro e equipe de terapia ocupacional do Instituto Bairral

Júnia J. Rjeille Cordeiro e equipe de terapia ocupacional do Instituto Bairral