Higienização em ambiente hospitalar

9 anos atrás - Treinamentos e capacitações

Maria Heloísa Tavares Bariani, enfermeira do Centro de Educação Continuada, e Josi Aparecida M. de Araújo, farmacêutica, representaram o Instituto Bairral no evento “Higienização em Ambiente Hospitalar”, promovido pela empresa 3M do Brasil em 27 de abril último, na capital paulista.

Na abertura houve uma apresentação da empresa promotora, a 3M, que existe há 109 anos, está presente em 60 países, tem 72 mil funcionários, produz cerca de 6 mil itens diferentes para o mercado e alcança um faturamento anual de 26 bilhões de dólares.

A palestra inicial abordou o tema “Eficácia de limpeza e desinfecção no Serviço de Saúde”, proferida pelo palestrante internacional Tyler M. Schultz, especialista em treinamentos sobre higienização hospitalar, mostrando a tendência mundial em restringir o uso de desinfetantes, as técnicas de limpeza e desinfecção e sua validação.

Em seguida, o engenheiro Marcelo L. Tambascia, da 3M, expôs a importância dada à inovação por aquela indústria e os benefícios advindos desta prática.

A enfermeira Silvana Torres, especialista em Controle de Infecção e Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo, trouxe o tema: “Ergonomia e segurança para trabalhadores da limpeza”, evidenciando a importância do gerenciamento do risco de lesões músculo-esqueléticas.

Para encerrar, o engenheiro Carlos Caressato da 3M, focalizou a produção e os artigos fabricados pela empresa sob o ângulo da sustentabilidade, destacando os princípios por ela adotados: proteção ambiental, sucesso econômico e responsabilidade social.

O evento foi agregador, proporcionou esclarecimentos e atualização sobre o assunto e permitiu uma ampla troca de experiências entre os participantes, gerando subsídios que auxiliarão no processo de técnicas de higiene e limpeza dentro de nossa Instituição.