No dia 4 de agosto um grupo de funcionários do Instituto Bairral, composto pelos coordenadores administrativos Andreia Aparecida Bellini de Souza, Elisete Aparecida Scarpioni Soliani, José Luís de Oliveira Franco, Maria Cristina Martin Altafini e pela farmacêutica Josi Aparecida Sartorelli Miranda de Araújo, esteve em São Paulo (SP) participando do Higicon – XXXIII Congresso Internacional do Mercado Profissional de Limpeza.

No evento os participantes presenciaram quatro palestras. A primeira versou sobre “Gestão de pessoas – O valor das pessoas no negócio da limpeza profissional” e foi ministrada por Luiz Carlos Gonçalves, gerente de R.H. do Grupo Treze Paulista, com vasta experiência no ramo de terceirização.

Na segunda palestra o Dr. Eduardo Teodoro, advogado com especialização em Direito Administrativo, abordou o tema “Serviços: desafios no mercado da limpeza profissional”.

A terceira palestra teve como tema “Gestão de resíduos: onde começa e termina a responsabilidade?” e foi proferida por Renata Bianchi Gregolini, especialista em resíduos industriais, que falou sobre a política nacional de resíduos e o paradigma dos terceirizados como geradores ou manuseadores de resíduos.

A quarta e última palestra tratou do tema “Sustentabilidade na limpeza”, com a apresentação do “case” Riviera Shopping – Bertioga/SP, e foi proferida por Fernando Pimenta de Azevedo Sodré, diretor-presidente da Límpidus Sistemas Avançados de Limpeza. Focalizando os impactos que qualquer atividade pode causar ao meio ambiente, reforçou a noção de que os danos à natureza vêm se tornando cada vez mais irreversíveis, devido ao crescimento da população, ao aumento da demanda de recursos e à concentração cada vez maior da população nos centros urbanos. O palestrante comentou que no Brasil ainda há falta de parâmetros para atestar os critérios de sustentabilidade e obter certificações, o que já ocorre com seriedade em países como os EUA. Apresentou o caso da Riviera de São Lourenço, empreendimento imobiliário de grande porte que se constitui num polo de sustentabilidade no litoral paulista, reforçando o conceito de limpeza de forma saudável com os menores danos possíveis ao meio ambiente. Ali são cumpridos 86 requisitos de respeito às posturas ecológicas, tendo como princípio básico os 5Rs: Reduzir, Reutilizar, Reciclar, Renovar e Repensar.

Os funcionários participantes também visitaram a Higiexpo – Feira de Produtos e Serviços para Higiene, Limpeza e Conservação Ambiental, onde tiveram a oportunidade de conhecer algumas novidades dessa área.

Coordenadores administrativos e farmacêutica do Instituto Bairral

Coordenadores administrativos e farmacêutica do Instituto Bairral