Foto: Emre Gencer

Grupo de Estudos Psicanalíticos (GEP) do CEPAB discutiu “O Homem dos Ratos”

4 anos atrás - Bastidores

O novato Grupo de Estudos Psicanalíticos (GEP), uma atividade extra que recebe o apoio do Centro de Estudos Psiquiátricos Américo Bairral (CEPAB), vem se reunindo, desde o ano passado, uma quinta feira por mês para discutir temas relacionados com as obras dos principais psicanalistas mundiais. No mês de maio o grupo resolveu reunir-se num espaço de café conhecido na cidade de Itapira para aproveitar o ambiente aconchegante e o friozinho da estação. O tema deste encontro foi “O Homem dos Ratos”, da obra de Freud.

Trata-se de um caso de neurose obsessiva atendido por Freud, cujo fantasma ou argumento imaginário que levou o paciente a procurar análise foi o impacto causado pela narração de um tipo de tortura provocado pela penetração de ratos no reto de um indivíduo. Este fantasma não desencadeia a sua neurose, mas suscita a angústia, além de apontar para algo que pode ser encontrado em vários temas trazidos por este paciente.

O caso ficou sendo atendido por 11 meses, teve remissão completa de sintomas e sem reagudizações. A médica psiquiatra Dra. Viviane Franco (plantonista do Instituto Bairral e supervisora da residência médica em psiquiatria do hospital) foi a mediadora das discussões, tendo trazido um vídeo bastante interessante sobre a narrativa das sessões descritas por Freud. O grupo ressalta que tem aceitado novos integrantes e que os interessados podem entrar em contato o R2 Dr. Alexandre Tzermias (monitor do GEP) para obter informações sobre cronograma, material e local de reuniões.

Dra. Viviane Franco, Dra. Alessandra Diehl e Dra. Ana Maria Garcia Mendes, supervisoras dos médicos-residentes do Instituto Bairral, e os residentes de psiquiatria no GEP de maio de 2016.

Dra. Viviane Franco, Dra. Alessandra Diehl e Dra. Ana Maria Garcia Mendes, supervisoras dos médicos-residentes do Instituto Bairral, e os residentes de psiquiatria no GEP de maio de 2016.