Gerenciamento de resíduos de serviços de saúde

9 anos atrás - Treinamentos e capacitações

A consciência da importância da preservação do meio ambiente sempre foi motivo de preocupação do Instituto Bairral. Basta ver a imensa área verde em meio à qual se encontra o hospital para confirmar essa constatação.

Apenas manter o espaço arborizado, porém, já não basta. Há outras questões ambientais a considerar, como a produção e descarte de resíduos, a sustentabilidade e outras que nos afetam diretamente.

É por isso que buscamos parcerias para nos auxiliar a manter e preservar o que temos, para nos informar e dar-nos conhecimento das novas normas legais, entre elas as que dizem respeito ao gerenciamento de resíduos, visando à preservação do meio ambiente.

O gerenciamento de resíduos de serviços de saúde compreende um conjunto de procedimentos de gestão planejados e implementados a partir de bases científicas, técnicas e legais, cujo objetivo é minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos mesmos um encaminhamento seguro, de forma eficiente. Visa, com isto, a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, da comunidade, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Para o gerenciamento dos resíduos químicos (Grupo B), o Bairral buscou parceria com a Ambicamp, prestadora de serviços cuja missão possibilita às empresas, seus colaboradores e também à comunidade conhecimento e conscientização constantes e disciplinadas sobre a responsabilidade ambiental de cada um.

Nesse contexto, a Ambicamp propiciou treinamento conduzido por sua responsável técnica Maria Luísa de Souza Rossi, ocorrido no dia 28 de outubro p.p. no Centro de Educação Continuada do Instituto Bairral, tendo como tema principal o preparo, segregação e destinação dos resíduos químicos gerados no hospital. Participaram do treinamento colaboradores dos setores de Farmácia, Suprimentos, Administração, Higiene e Limpeza e Segurança.

Funcionários participantes do Treinamento

Funcionários participantes do Treinamento