Equipe Técnicas de Hospitais de Referência em Doenças Respiratórias do Estado de São Paulo Visitam a Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota

4 anos atrás - Bastidores, Notícias

Em 2 de agosto recebemos na Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota integrantes das equipes do Hospital Nestor Goulart Reis, de Américo Brasiliense, Instituto Clemente Ferreira, da capital paulista, e Hospital Leonor Mendes de Barros/São Camilo, de Campos do Jordão, todos eles referência no Estado de São Paulo na área de doenças respiratórias, que vêm apresentando crescente demanda de atendimentos a portadores de doenças respiratórias, em especial a tuberculose, devido ao uso de crack e à dependência de álcool e drogas.

Na ocasião mostramos aos visitantes o programa que a CT Santa Carlota utiliza, totalmente baseado no reforço positivo, restabelecimento de vínculos e gerenciamento e manejo de crises e conflitos para adultos do sexo masculino. Também conseguimos estreitar as relações de seguimento em casos que jovens e adultos já estão em fase estável ou curados das doenças respiratórias e necessitam de um espaço para dar continuidade ao processo de recuperação da dependência de álcool e drogas.

Estavam presentes nesse encontro: Sofia Duarte de Oliveira Scarpelini, assistente social, Diretora Técnica de Saúde I do Núcleo de Acompanhamento Social  do Instituto Clemente Ferreira; Fábio Freitas Neves, psicólogo do Hospital Leonor Mendes de Barros/São Camilo; Jean Alexandro, assistente social, e Renata Konishi Fernandes, enfermeira, do Hospital Nestor Goulart Reis; Gustavo Gonçalves da Cunha, da Divisão de Tuberculose da Secretaria Estadual de Saúde; e Sônia Aparecida Telles Torres, técnica de enfermagem.

Os visitantes foram recebidos por Maurício Landre, coordenador técnico, Marco Aurélio Tosta Longo, enfermeiro, e Daniel José Olympio, conselheiro, que integram a equipe da Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota.

Equipe Técnicas de Hospitais de Referência em Doenças Respiratórias visitam a Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota.

Equipe Técnicas de Hospitais de Referência em Doenças Respiratórias visitam a Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota.