Equipe do Bairral participa do primeiro Lual no Instituto Padre Haroldo

4 anos atrás - Bastidores, Relacionamento Institucional

A convite de Rogério Bosso, psicólogo e coordenador do programa de reinserção social do Instituto Padre Haroldo, a Dra. Alessandra Diehl e a terapeuta ocupacional Aline Coraça, ambas do 4.° andar da Seção Masculina (Prédio Central – Serviço SUS) do Instituto Bairral (setor denominado Espaço Girassol), participaram do primeiro Lual cultural daquela instituição. A proposta foi realizar um bate-papo informal sobre sexualidade com música e violão, ao ar livre, em uma atmosfera descontraída, de forma a oportunizar espaços de lazer, aprendizado e informação para dependentes químicos em processo de reinserção social em ambientes de integração social que garantam e valorizem a sobriedade.

Estiveram presentes no bate-papo sobre sexualidade cerca de 50 acolhidos e outros membros da equipe técnica do Instituto Padre Haroldo, localizado em Campinas (SP), em local cuidadosamente preparado pelos próprios acolhidos para receber as duas convidadas.

A Dra. Alessandra comentou que para ela essa experiência foi um grande desafio, pois teve que “se virar nos trinta” para responder diversas perguntas que muitas vezes são ainda tabus no nosso meio e difíceis de serem abordadas em grupo. Mas que se sentiu muito otimista por perceber a abertura e receptividade que os técnicos do Instituto Padre Haroldo e os próprios acolhidos deram ao tema dentro de suas realidades e vivências da interface dependência química e sexualidade. Complementando, afirmou que gostaria que outras instituições que trabalham com dependentes químicos adotassem iniciativas como esta, pois a saúde sexual faz parte da qualidade de vida e deve ser um indicador que não pode ser negligenciado no tratamento dos problemas relacionados ao uso de substâncias.

Equipe do Bairral participa do primeiro Lual no Instituto Padre Haroldo

Equipe do Bairral participa do primeiro Lual no Instituto Padre Haroldo