Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica: desafios e possibilidades no novo contexto do cuidar

7 anos atrás - Relacionamento Institucional

Com foco no modelo de assistência proposto pela legislação brasileira vigente – pautada na mudança das condutas de hospitais psiquiátricos e na importância do movimento da Reforma Psiquiátrica –, chega ao mercado a oitava edição do livro “Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica: desafios e possibilidades no novo contexto do cuidar”, escrito por profissionais com vasta experiência na área de saúde mental e editado pelos mestres em Enfermagem Psiquiátrica e Doutores em Enfermagem João Fernando Marcolan (Unifesp), o qual já proferiu inúmeras palestras no Instituto Bairral, e Rosiani C. B. Ribeiro de Castro (Universidade Cruzeiro do Sul). A obra relata experiências heterogêneas de assistência em diversas regiões do país, buscando contribuir para a instrumentalização do cuidado integral.

Os autores sugerem tipos de assistência ao paciente com transtornos mentais mais comuns e orientam acerca da necessidade de uma equipe multidisciplinar para o adequado desempenho e atendimento qualificado, mostrando ser possível ir além do que é determinado pela Política Nacional de Saúde Mental.

Entre outros, os capítulos tratam de temas como: entrevistas psiquiátricas; como fazer o exame psíquico; tipos de transtornos mentais com orientações sobre cuidados; etiologia, epidemiologia e características clínicas e cuidados ao indivíduo portador de sofrimento psíquico atendido em residência terapêutica; e reinserção psicossocial.

O livro foi publicado pela Editora Elsevier, tem 456 páginas e está disponível ao preço de R$ 99,00. A introdução e alguns capítulos para degustação poderão ser encontrados no endereço http://migre.me/gztSx

Livro Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica

Livro Enfermagem em Saúde Mental e Psiquiátrica