Encontro Nacional de Educação Corporativa em Saúde – “As Inovações na Educação Continuada”

10 anos atrás - Treinamentos e capacitações, Relacionamento Institucional

Nos dias 13 e 14 de novembro de 2010 a equipe do setor de Recursos Humanos do Instituto Bairral – Maria Stella N. J. Mistro (Coordenadora), Maria Heloisa Tavares Bariani e Soraia Barbanti Zancheta (integrantes da equipe) – esteve presente no Encontro Nacional de Educação Corporativa em Saúde – “As Inovações na Educação Continuada”.

O encontro ocorreu no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo (SP), e focou questões relacionadas a Treinamento e Desenvolvimento. Seguem abaixo alguns temas abordados:

  • Perspectivas e Avanços na Educação Corporativa em Saúde, ministrado pela Enfermeira Ms. Maria Sheila C. B. Tosta (Diretora Executiva da PRISMA Consultoria em Saúde, docente do Centro Universitário São Camilo), que ressaltou o processo de educação continuada como uma inovação e frisou a grande importância desta em atualizar o profissional com técnica e treinamento, estimulando e incentivando o profissional a se aprimorar.
  • Andragogia aplicada ao Aperfeiçoamento da Equipe de Saúde, ministrado pela Enfermeira Ms. Eliana Suemi (Pedagoga, docente do Centro Universitário São Camilo), que definiu este conceito como processo de ensinar e aprender, que está inserido na educação. Lembrou que a educação não se constitui em mero estabelecimento de informações, mas sim em trabalhar as potencialidades interiores do ser, a fim de que floresçam os talentos.
  • E-learning Corporativo, ministrado pela Enfermeira Ms. Raquel Acciarito Motta (Diretora Executiva da PRISMA Consultoria em Saúde e Coordenadora de Educação a Distância do Centro Universitário São Camilo), que falou sobre a nova concepção de ensino e aprendizagem à distância, colocando-o como um modelo econômico, moderno, barato e pedagógico.
  • Levantamento de Necessidades de Treinamento (LNT), ministrado pela Psicóloga Ilce Mantel (atua no Treinamento e Desenvolvimento de Líderes e Multiplicadores, Coordenadora de Atendimento no Hospital Nove de Julho), que salientou que o objetivo do LNT é aprimorar o desempenho, identificar carências e fortalecer competências. Descreveu como fazer um diagnóstico, quais as fontes de levantamento de dados que podemos utilizar e deu exemplos de formulários de LNT.
  • Técnicas de Treinamento Inovadoras em Saúde, conduzido pelas Enfermeiras Ms. Maria Sheila C. B. Tosta e Raquel Acciarito Motta (Diretoras da PRISMA Consultoria em Saúde), abordagem em que vários profissionais da Saúde e Educação que estavam presentes relataram suas experiências com treinamento e estratégias utilizadas no seu dia-a-dia de trabalho.
  • Talk Show – Cases de Sucesso em Treinamento, conduzido pelo Enfermeiro Marcelo Chanes (Coordenador do Curso de Enfermagem da Universidade Brás Cubas), no qual foi simulado um programa de TV, com entrevistas abordando as rotinas de treinamento que são bem sucedidas nos hospitais públicos e privados.
  • Planejamento Anual e Gestão do Orçamento para Treinamento, ministrado pela Enfermeira Maria das Graças Matsubara (Coordenadora de Educação Continuada do Hospital A. C. Camargo), que enfocou que todo processo de treinamento e desenvolvimento deve ser visto como fundamental para o desenvolvimento da organização. Ressaltou que os treinamentos geram custos para a empresa, portanto devem ser bem planejados juntamente com os gestores, avaliando-se sua real necessidade e dedicando-se atenção permanente aos problemas que não serão solucionados por uma ação de treinamento.
  • Dinâmicas e Jogos Corporativos para Treinamento, ministrado pela Psicóloga Miriam Matulaitis (Consultora da CUIDARH, Desenvolvimento de Pessoas e Organizações), que falou sobre as dinâmicas e jogos, orientando como utilizá-las nos treinamentos e alertando quanto aos cuidados que devemos ter ao aplicá-las.
  • Avaliação por Competências, ministrado pela Psicóloga Aline Rodrigues (MBA em Gestão de Pessoas, T&D com foco em Gestão de Competências), que explicou como proceder à avaliação de desempenho e como são construídos os Planos de Desenvolvimento Individual e os Treinamentos para os GAPs identificados.
  • Avaliação Sistemática e Resultados de Treinamentos, ministrado pela Enfermeira Ms. Maria Sheila C. B. Tosta (Diretora Executiva da PRISMA Consultoria em Saúde, docente do Centro Universitário São Camilo), que abordou os níveis de avaliação Kirkpatrick, e reforçou a importância de metas e indicadores.
  • A Produção Científica pelo Enfermeiro da Prática, ministrado pelo Prof. Dr. Antônio Fernandes Costa Lima (do Departamento de Orientação Profissional da Escola de Enfermagem da USP), que mencionou a importância das publicações dos trabalhos realizados.

O evento foi produtivo e agregador, proporcionando esclarecimentos sobre planejamento, técnicas/estratégias e resultados de treinamentos, além de ter permitido uma ampla troca de experiências entre os participantes.

Equipe de Recursos Humanos do Instituto Bairral

Equipe de Recursos Humanos do Instituto Bairral