1º Encontro de Comunidades Terapêuticas do Estado de São Paulo

7 anos atrás - Relacionamento Institucional

Aconteceu em São Paulo (SP), no dia 10 de junho, o 1.° Encontro de Comunidades Terapêuticas do Estado de São Paulo, promovido pela Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, por meio do Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas (CONED).

A abertura do evento foi feita pelos Drs. Roberto Fleury de Souza Bertagni e João Maria Corrêa Filho, respectivamente Secretário Adjunto e Presidente do CONED, e Dr. Mario Sérgio Sobrinho, Coordenador da COED – Coordenação de Políticas sobre Drogas.

Os painéis apresentados na ocasião focalizaram os seguintes temas:

  • “Artesanato como ferramenta de reinserção”, ministrado por Warny Santana, Superintendente da SUTACO – Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades, órgão da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho;
  • “Edital de Chamamento Público para Entidades de Acolhimento Social”, apresentando o Programa Recomeço, por Gleuda Apolinário, Coordenadora de Ação Social da Secretaria Estadual de Assistência e Desenvolvimento Social;
  • “Modelos de programa terapêutico”, por Laura Fracasso, da Unifesp, psicóloga e especialista em dependência química;
  • “Definição atual de Comunidade Terapêutica perante a Vigilância Sanitária Estadual”, por Vera Maria Di Giovanni, do Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria Estadual da Saúde;
  • “Internação involuntária nas Comunidades Terapêuticas”, pelo Dr. Mauro Aranha, médico psiquiatra e vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo.

A Comunidade Terapêutica Rural Santa Carlota, que constitui um serviço do Instituto Bairral de Psiquiatria, foi representada por Maurício Landre, seu Coordenador Técnico, que foi convidado para participar da mesa no painel sobre modelos de programa terapêutico, juntamente com a psicóloga Laura Fracasso.

Aspecto geral do 1º Encontro de Comunidades Terapêuticas do Estado de São Paulo

Aspecto geral do 1º Encontro de Comunidades Terapêuticas do Estado de São Paulo

Da esquerda para direita Adalberto Calmon (Assessor Jurídico da CONFENACT- Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas), Gustavo e esposa (CONTER - Comunidades Terapêuticas em Rede), Laura Fracasso (Psicóloga) e Mauricio Landre (Coordenador da Comunidade Terapêutica Santa Carlota).

Da esquerda para direita Adalberto Calmon (Assessor Jurídico da CONFENACT- Confederação Nacional das Comunidades Terapêuticas), Gustavo e esposa (CONTER – Comunidades Terapêuticas em Rede), Laura Fracasso (Psicóloga) e Mauricio Landre (Coordenador da Comunidade Terapêutica Santa Carlota).

Aspecto geral do 1º Encontro de Comunidades Terapêuticas do Estado de São Paulo

Aspecto geral do 1º Encontro de Comunidades Terapêuticas do Estado de São Paulo