Curso Segurança do Paciente – Limpeza e Desinfecção de Superfície em Saúde

10 anos atrás - Treinamentos e capacitações

No dia 26 de novembro de 2010, Maria Heloisa Tavares Bariani, Enfermeira da Educação Continuada e integrante da equipe de Recursos Humanos do Instituto Bairral, participou do Curso Segurança do Paciente – Limpeza e Desinfecção de Superfície em Saúde, ministrado pela Enfermeira e Assessora Silvana Torres na UNIABRALIMP, em São Paulo (SP).

O curso focalizou as infecções relacionadas à assistência à saúde que representam um risco substancial à segurança do paciente em serviços de saúde.  Há evidências de que vários patógenos como Staphlococcus Aureus, resistente à meticilina, Enterococos, resistente à vancomicina, e outros contaminam superfícies e equipamentos que os profissionais e pacientes manuseiam com frequência.  Sendo assim, as falhas nos processos de limpeza e desinfecção de superfícies podem ter como consequência a disseminação e transferência de microorganismos nos ambientes dos serviços de saúde, colocando em risco a segurança dos pacientes e dos profissionais que atuam nesses serviços.

Outros tópicos que foram abordados:

  • Legislação
  • Riscos relacionados às superfícies do ambiente
  • Interfaces entre os serviços de limpeza e controle de infecções relacionadas à assistência
  • Risco biológico e químico
  • A NR 32 e o serviço de limpeza
  • Recursos materiais
  • Boas práticas e medidas de controle da disseminação dos microorganismos
  • Tipos de limpeza e o processo de limpeza

O evento destacou que a capacitação dos funcionários deve ser contínua, se possível in loco e sempre aplicando a validação do treinamento, da qual devem constar indicadores de qualidade (de estrutura, de processos, resultados e ambientais).  O treinamento para funcionários recém admitidos deve ocorrer antes de o funcionário iniciar suas funções dentro do hospital, conforme a NR 32.

Foi comentado o novo Manual de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde – Limpeza e Desinfecção de Superfícies da ANVISA, que começou a vigorar em setembro de 2010. Também foi sugerido que nos treinamentos dos profissionais haja a presença de um médico ortopedista para orientar sobre postura e prevenções no trabalho, devido ao aumento do absenteísmo nessa categoria.

O curso proporcionou mais conhecimentos sobre o assunto e informações atualizadas que ajudarão na reavaliação do processo de limpeza da instituição e nos futuros treinamentos para os profissionais da área.