Curso para adaptação do Padrão TISS 3.0

7 anos atrás - Treinamentos e capacitações

No dia 18 de junho as funcionárias Renata Lombardi de Freitas e Renata Pizzi Pinto, do Setor de Faturamento, e o funcionário Samuel Evaristo do Couto, do Setor de Tecnologia de Informação (TI) do Instituto Bairral, estiveram presentes no curso para adaptação do padrão TISS 3.0 (Troca de Informação em Saúde Suplementar), que ocorreu na sede da Wareline, empresa especializada em desenvolvimento de sistemas de informação hospitalar que presta serviços ao nosso hospital.

Este novo padrão tem como finalidade o aprimoramento da tecnologia, buscando clareza no sistema de informação, otimização de recursos e diminuição de custos.

A TISS 3.0 complementa o processo de faturamento das instituições de saúde, pois possibilitará à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acompanhar de perto o relacionamento entre prestadores e planos de saúde e avaliar a situação econômica, financeira e de assistência das operadoras. A versão também amplia a Terminologia Unificada da Saúde Suplementar (TUSS), com a inclusão de termos relacionados à diária, taxas, gases, medicamentos e materiais, entre outros.

Com o padrão existente até aqui as informações eram trocadas somente entre as operadoras e os prestadores. Com a nova versão terão acesso às informações a ANS e também os beneficiários de planos privados de assistência em saúde. A troca de informações decorrente dessa inovação não gerará nenhum custo para os diversos usuários.

O prazo para operadoras e prestadores de serviços concluírem a implantação do novo padrão vai até o dia 30 de novembro de 2013. Como se vê, a Wareline já se adaptou ao mesmo. Para que isso se tornasse possível, foram realizadas alterações nas rotinas de importação e geração de arquivos XML de faturamento de contas médicas.

Renata Freitas (controladoria), Renata Pizzi (controladoria), Ed Marcos Almeida (administrador do curso) e Samuel Evaristo (Tecnologia da Informação)

Renata Freitas (controladoria), Renata Pizzi (controladoria), Ed Marcos Almeida (administrador do curso) e Samuel Evaristo (Tecnologia da Informação)